Mulheres e negras: as estrelas que venceram o preconceito
Famosas brasileiras e internacionais que são pura inspiração
Mulheres e negras: as estrelas que venceram o preconceito
Na indústria do entretenimento, essas estrelas se destacaram não só pela beleza única, mas também pela força e atitude. Elas se tornaram exemplos de superação na luta contra o preconceito, pelas conquistas, defesa do empoderamento feminino e orgulho da raça.
Na galeria, veja as celebridades negras que são pura inspiração e talentos que estão despontando!
© Getty Images
Camila Pitanga
A atriz e militante pela ONU Mulheres Brasil, Camila Pitanga disse em entrevista que 'ser mulher é um ato de resistência, ser mulher negra no Brasil é uma luta diária maior ainda'.
© Getty Images
Viola Davis
A estrela da série 'How To Get Away With Muder' conquistou a 'Tríplice Coroa de Atuação', sendo a primeira mulher negra da história a alcançar essa honraria. O termo é usado para descrever os atores que foram premiados no Oscar (cinema), Tony (teatro) e Emmy (TV).
© Getty Images
Kerry Washington
A estrela de 'Scandal' é reconhecida mundialmente pela poderosa Olivia Pope da série. Junto com Viola Davis, a atriz ajudou a fundar a JuVee Productions, produtora de filmes independentes para dar mais oportunidades às mulheres negras. Kerry também criou a Simpson Street, uma produtora que foca em narrativas que se identifiquem com os dilemas desse público-alvo.
© Getty Images
Beyoncé
Uma das maiores artistas femininas da atualidade dispensa apresentações. A cantora é uma das artistas que mais emplacou hits no pop, coleciona dezenas de prêmios e defende ainda a bandeira do feminismo, especialmente, das mulheres negras.
© Getty Images
Tyra Banks
Conhecida como apresentadora do 'America's Top Model', Banks fez parte do primeiro time de angels da Victoria's Secret. Mas esse foi só o começo: depois, a celebridade fez trabalhos como atriz e descobriu a vocação para a TV. Também é produtora e empreendedora. Sua mais nova empreitada é o Modelland, um parque temático dedicado à moda, que deve abrir até o fim deste ano em Santa Mônica, EUA. Foi a própria estrela que anunciou a novidade nas redes sociais.
© Getty Images
Glória Maria
A jornalista foi a primeira repórter negra da TV e a primeira apresentadora do 'Fantástico'. Glória afirmou que enfrentou muitas barreiras até se tornar uma profissional bem-sucedida. 'Tudo é mais difícil para um negro. Você tem que provar 100 vezes que você é o melhor. É cansativo, duro, doloroso. (...) Mas eu vim ao mundo para lutar. Sou uma guerreira!'.
(Foto: Wikimedia/CC by 2.0)
© Wikimedia/Creative Commons
Diana Ross
Detentora de uma voz única, a veterana é ainda um dos nomes de peso do pop e R&B e pop. Estima-se que as vendas de seus álbuns já ultrapassaram a marca de 100 milhões de cópias.
© Getty Images
Halle Berry
Halle Berry é vencedora dos prêmios Oscar, Emmy, Globo de Ouro, SAG Award e Urso de Prata e detém o título de primeira e única estrela negra a ganhar o Oscar de Melhor Atriz.
© Getty Images
Taís Araújo
Por 'Xica da Silva' (1996), da TV Manchete, a atriz e ativista carioca se tornou a primeira protagonista negra de uma novela. Na Globo, foi dela também o primeiro papel-título em folhetins: 'Da Cor do Pecado' (2004). Taís também foi nomeada Defensora dos direitos das mulheres negras pela ONU Mulheres Brasil em 2017.
© Getty Images
Oprah Winfrey
É um dos maiores nomes da comunicação no mundo. A apresentadora, que não se contentou com um talk show de audiência fenomenal, resolveu ser dona do seu próprio canal de TV. Além de empresária de mão cheia, é uma respeitada filantropista. Ela também ganhou a Medalha Presidencial da Liberdade de Barack Obama e recebeu títulos de douturados honorários.
© Getty Images
Rihanna
A diva pop é um dos nomes mais fortes da música, fora que também é um ícone do empoderamento feminino. A artista é super segura de si e nunca se importou com críticas à sua carreira, à sua atitude e ao corpo.
© Getty Images
Alicia Keys
A cantora é um dos nomes mais respeitados do pop e R&B e coleciona vários prêmios Grammy. A artista também virou símbolo de empoderamento feminino ao criticar as pressões sobre os padrões de beleza impostos às mulheres.
© Getty Images
Karol Conká
Defensora do feminismo, a autora dos hits 'Tombei', 'É o poder' e 'Vogue do gueto' destacou a luta para conquistar e manter seu espaço: 'uma mulher tem que fazer o dobro de um homem para se provar, e quando essa mulher é negra, é o triplo. Cresci com essa força'.
© Getty Images
Lupita Nyong’o
Recentemente, a estrela fez sucesso em 'Pantera Negra' (2018) e arrasa como fashionista. Mas a artista já ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme '12 Anos de Escravidão' (2013).
© Getty Images
Taraji P. Henson
A atriz já esteve na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2016, segundo a Time. A estrela é sucesso com a série 'Empire', que já lhe rendeu um Globo de Ouro.
© Getty Images
Ludmilla
A funkeira é outro exemplo de superação. A autora dos hits 'Din Din Din', 'Jogando Sujo' e 'Cheguei' é hoje uma estrela da música, mas ela disse que até hoje sofre com o preconceito. 'Teve marca que queria uma cantora para representá-la, mas por ser negra disse que eu não servia. As pessoas tentam tapar o sol com a peneira, mas ainda acontece demais. Não é mimimi!'.
© Getty Images
Grace Jones
Ícone da moda e da música, a jamaicana se destacou na indústria pelo visual andrógino e excêntrico, uma autoconfiança inabalável e atitude única. Cheia de personalidade e ciente da sua relevância na música pop, ela até já disse que vários artistas que surgiram depois lhe copiaram.
© Getty Images
Jennifer Hudson
A cantora foi revelada na terceira temporada do 'American Idol', em 2004. De lá para cá, ela já ganhou um Oscar, um Globo de Ouro, além de outros prêmios na atuação. A estrela também venceu um Grammy de Melhor Álbum de R&B e foi parar como jurada do 'The Voice'. Poderosa!
© Getty Images
Chimamanda Ngozi
A escritora nigeriana é reconhecida como uma das mais importantes jovens autoras anglófonas que está tendo sucesso em atrair uma nova geração de leitores em todo o mundo.
© Getty Images
Isabel Fillardis
A atriz carioca é uma conhecida ativista da consciência negra. Em entrevista, Isabel afirmou que os atores negros estão 'limitados' a certos personagens e rótulos e que o 'racismo está no inconsciente. Ele é estrutural na sociedade'.
© Reuters
Naomi Campbell
Revelada nos anos 80, a top britânica até hoje é uma das grandes referências de modelos em atividade. Aos 48 anos, ainda estrela campanhas e desfila nas passarelas. Foi ela também uma das grandes disseminadoras da beleza negra no mundo.
© Getty Images
IZA
Fenômeno pop, a cantora carioca reforçou a representatividade negra na música brasileira. Atuamente ícone de beleza, a estrela não se deixou abalar com a falta de incentivo da indústria no início da carreira, tendo superado o preconceito por esforço próprio em seus canais na internet.
© Getty Images
Janet Jackson
A cantora provou que não vivia à sombra do irmão, o Rei do Pop. Em mais de 30 anos de carreira, a artista foi uma das primeiras a promover a beleza negra e mostrou estilo próprio na música com uma postura sexy e poderosa.
© Getty Images
Iman Mohamed Abdulmajid
Antes de se tornar esposa do astro da música David Bowie, a beldade somali já tinha uma carreira consolidada como modelo, aliás, foi uma das primeiras tops negras da moda. Tornou-se uma empreendedora bem-sucedida nessa área e na cosmética.
© Getty Images
Alek Wek
A top virou um caso de superação e inspiração. A musa sudanesa não é apenas uma top que já desfilou para marcas como Fendi, Gucci e Chanel, mas também uma refugiada que aos 14 anos teve que deixar seu país por conta de uma Guerra Civil.
© Getty Images
Patrícia Dejesus
Antes de se tornar conhecida pelos trabalhos 'Avenida Brasil', 'I Love Paraisópolis' e 'Rua Augusta', a atriz paulista foi uma modelo de sucesso no exterior, tendo já morado em Nova York e Milão. Dessa época, ela relembrou que o preconceito não era direto, mas 'velado' e que as oportunidades são mais restritas para negros. 'Se no processo de seleção tivessem quatro negras, sabíamos que só uma das quatro seria chamada'.
© Getty Images
Ciara
Além já ter sido uma das mulheres mais sexy do showbiz, a cantora é super bem-sucedida na carreira. Coleciona prêmios no MTV Music Video Awards, BET Awards e um Grammy!
© Getty Images
Laila Ali
Ela é filha da lenda do boxe Muhammad Ali e também atuou no esporte de 1999 a 2007 contra a vontade do pai. A atleta inclusive acumula vários títulos e foi vencedora invicta por várias lutas. Arrasou!
© Getty Images
Serena Williams
Aos 36 anos, a tenista americana permanece como um dos maiores nomes do esporte. Além disso, a atleta é ativista contra a violência às mulheres e o body-shaming. A campeã inclusive já foi vítima de críticas cruéis sobre o seu corpo, mas nunca se deixou abalar.
© Getty Images
Rosario Dawson
A atriz foi revelada no filme 'Kids'. A estrela passou a ser uma figura recorrente no cinema, tendo participado de grandes produções de Hollywood como 'Sin City - A Cidade do Pecado', 'Percy Jackson', Sete Vidas', entre outros. É também escritora e ativista de causas sociais, políticas e do meio ambiente.
© Getty Images
Janelle Monáe
Quando surgiu, a cantora foi uma das grandes revelações da música ao apostar na fusão do moderno com o retrô. A moça, também fashionista, também vem se destacado como atriz nos filmes 'Estrelas Além do Tempo' (2016) e 'Moonlight: Sob a Luz do Luar' (2016).
© Getty Images
Zoe Kravitz
A filha do cantor Lenny Kravitz e da atriz Lisa Bonet é uma das artistas jovens que vem despontando no cinema. Zoe foi destaque na série 'Big Little Liars' e das franquias 'Animais Fantásticos' e 'Divergente'. A moça, cheia de estilo, também faz parte da banda Lolawolf.
© Getty Images
Zoe Saldana
Apontada como uma das estrelas mais bonitas da sua geração, a atriz também tem currículo de grandes sucessos, entre eles, as franquias 'Guardiões da Galáxia', 'Piratas do Caribe', 'Star Trek' e 'Avatar'.
© Getty Images
Solange Knowles
A irmã mais nova de Beyoncé tem luz própria. A cantora desenvolve um trabalho completamente diferente da diva pop. Mais alternativa, fashionista e dona de um público fiel, Solange já ganhou um Grammy por Melhor Performance em R&B, além de outros prêmios.
© Getty Images
Thandie Newton
A estrela britânica é uma atriz respeitada. Como a personagem Maeve Millay na série 'Westworld', ela ganhou o Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática. Também tem na estante de sua casa um BAFTA por 'Crash' (2004).
© Getty Images
Arlenis Sosa
A modelo da República Dominicana tem despontado nas passarelas. É reconhecida por trabalhos na Lancome, Victoria’s Secret, Alexander Wang, Jean Paul Gaultier, dentre outros.
© Getty Images
Jasmine Tookes
A badalada top model é uma das cartas da manga do time de angels da Victoria's Secret.
© Getty Images
Nathalie Emmanuel
A moça tornou-se uma das queridinha dos fãs de 'Game of Thrones' com a personagem Missandei. Sua beleza natural também sendo reconhecida pelo público e a mídia.
© Getty Images
Fama
Empoderamento
08/03/19
POR Notícias Ao Minuto
Na indústria do entretenimento, essas estrelas se destacaram não só pela beleza única, mas também pela força e atitude. Elas se tornaram exemplos de superação na luta contra o preconceito, pelas conquistas, defesa do empoderamento feminino e orgulho da raça.
Na galeria, veja as celebridades negras que são pura inspiração e talentos que estão despontando.
Veja também: Mulheres no poder: conheça as atuais líderes políticas do mundo
PARTILHE ESTA NOTÍCIA