Prós e contras: veja como a internet mudou a nossa vida!

É inegável que essa tecnologia trouxe muitas facilidades, mas há quem aponte pontos negativos da sua popularização

Prós e contras: veja como a internet mudou a nossa vida!

Consegue imaginar o mundo sem a internet? Parece impossível, né? De fato, é inegável as vantagens e facilidades que essa tecnologia nos trouxe, mas há quem aponte pontos negativos na utilização excessiva da grande rede. 

Na galeria, veja os prós e os contras da internet e como ela mudou a nossa vida!

© xxxxx|Shutterstock

Exagero?

O Brasil é um dos campeões mundiais em tempo de permanência na rede. O nosso país está em segundo lugar no mundo das pessoas que mais acessam a internet (perde apenas para as Filipinas, respectivamente), segundo pesquisa recente do Hootsuite e We Are Social. Estima-se que o internauta brasileiro fique, em média, 9 horas e 29 minutos por dia conectado. 

© Shutterstock

Sempre ligados

Quando foi a última vez que você esteve offline? A verdade é que estamos constantemente online, seja no metrô, na rua, no banheiro e até na hora de dormir. Não há como ficar desconectado, pois o seu celular está ligado à internet, à TV e agora até o seu relógio.

© Shutterstock

Diagnósticos

Uma das grandes vantagens da internet é a possibilidade de poupar algum tempo em ir ao médico e identificar alguns sintomas que podem ser de uma simples gripe ou resfriado (os quais você pode prevenir ou tratar em casa). Contudo, isto aumenta também a probabilidade dos diagnósticos equivocados e de uma pessoa se tornar mais hipocondríaca (e achar que tem várias doenças).

© Shutterstock

Adeus listas telefônicas!

Você é da época em que tinha em sua casa as páginas amarelas com os números de todos os serviços e residências que fossem necessários? Pois… Está tudo na internet!

© Shutterstock

CDs

E os tempos em que tinha de gravar toda a sua música em um CD? Com a internet por todo o lado, especialmente na comunicação móvel, é possível ouvir música em vários formatos.

© Shutterstock

Relógios

A indústria dos relógios tem agora marcas de tecnologia produzindo modelos inteligentes, conectados à internet e aptos a interagirem com o seu smartphone, computador e televisão.

© Shutterstock

Um vício real

O vício da Internet poderá ser algo que ainda não tem estudos aprofundados e consenso na comunidade científica sobre os seus reais impactos, contudo, na China, como mostra o The Guardian, existem lugares de reabilitação para pessoas que são dependentes da web.

© Shutterstock

Uma doença?

A realidade é que vários investigadores já aprovaram o vício na internet como uma doença mental a ser levada a sério.

© Shutterstock

Onipresente

Bom, a verdade é que quem realmente quer acessar a internet, pode se conectar conectar até mesmo no Monte Evereste!

© Shutterstock

Você faz mil coisas ao mesmo tempo?

Com a internet, nos tornamos multitarefas, conseguimos fazer mais coisas ao mesmo tempo. Você é daquelas pessoas que tem várias abas abertas no computador? A realidade é que às vezes muita informação pode diminuir a sua eficiência e produtividade e estimular a distração.

© Shutterstock

Atenção reduzida

Com a internet, sentimos a necessidade de que alguma coisa esteja sempre acontecendo. Por exemplo, se um vídeo demorar muito tempo para carregar, você espera? A verdade é que a maioria das pessoas desiste de ver um vídeo se este não carregar passados 10 segundos. 

© Shutterstock

Emails

Lembra-se de alguma vez ter escrito uma carta? Se você tiver entre 35 a 70 anos é bem provável, mas se tiver menos do que isso certamente enviou emails ou usou serviços de mensagens online para se comunicar com os seus familiares e amigos. 

© Shutterstock

Antigamente

Em 1993, existiam apenas 130 websites em toda a internet. Atualmente, contar todos as páginas eletrônicas é praticamente impossível.

© Shutterstock

Domínios

Estima-se que cerca de 100 mil domínios sejam registrados todos os dias.

© Shutterstock

Privacidade

Que tipo de privacidade é que existe nos dias de hoje? Se você tiver contas no Facebook, Twitter e Instagram é provável que compartilhe vários momentos da sua vida, que em outros tempos nunca seriam vistos nem sequer por alguns familiares mais próximos. Agora esses momentos estão acessíveis para todo o mundo.

© Shutterstock

Enciclopédias aposentadas

Com que frequência você vai a uma biblioteca procurar sobre um assunto específico? Já usou uma enciclopédia? A facilidade de fazer uma pesquisa num motor de busca e encontrar tudo o que precisa é muito mais fácil.

© Shutterstock

Os perigos da Wikipedia

A realidade é que encontrar informação na Wikipedia não é mais tão duvidoso como poderia ser há alguns anos. Atualmente, as pessoas sabem os perigos de usar o site e confirmam a informação em fontes que podem ser encontradas facilmente na internet.

© Shutterstock

Números de telefone

Quantos números de telefone sabe na ponta da língua? Difícil, né? É que no dias de hoje as pessoas mal usam telefone fixo e quase não discam números para fazer chamadas. É mais prático usar a Internet onde se tem acesso a vários aplicativos que permitem falar facilmente ao toque de uma tela.

© Shutterstock

Lojas online

Fazer compras online já não parece ser um bicho de sete cabeças que era há alguns anos. Com o uso de home banking e paypal, comprar na Internet é muito mais fácil e seguro.

© Shutterstock

Direito legal

Em 2010, a Finlândia tornou-se o primeiro país do mundo a declarar a internet como um direito de necessidade básica legal, informou a BBC

© Shutterstock

O Papa é pop!

O Papa Francisco é um grande influencer! O líder da Igreja Católica desfruta de alta popularidade na web e nas redes sociais. Em 2018, o pontífice afirmou que a Internet era uma 'dádiva de Deus', mas que era preciso ter 'responsabilidade' na hora de usá-la, respeitando os outros e as diferenças e que ela pode ser instrumento de solidariedade.

© Shutterstock

Na Lua

Desde 2014, é possível acessar a Internet a partir da Lua devido a um sinal enviado pela NASA para o satélite natural da Terra.

© Shutterstock

Um dia sem internet

Se a Internet tivesse desligada durante um dia, mais de 3 bilhões de pesquisas no Google não seriam registradas.

© Shutterstock

Violação aos direitos humanos

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), bloquear ou limitar o acesso de alguém à internet é uma violação dos direitos humanos. Em 2011, o órgão internacional declarou que o acesso à internet é um direito humano.

© Shutterstock

Mais tempo dedicado à internet que às refeições

De acordo com um estudo divulgado pelo Daily Mail, os adultos passam mais tempo durante a manhã na internet do que tomando o café da manhã.

© Shutterstock

Até na prisão

Em 2018, uma penintenciária em Berlim testava projeto para a digitalização de penitenciárias. A iniciativa fazia parte do processo de ressocialização dos criminosos com o objetivo de disponibilizar cursos profissionalizantes e contribuir para o contato entre detentos e suas famílias e amigos através da Internet, segundo informou a BBC.

© Shutterstock

Tech análise 12/03/19 POR Notícias Ao Minuto


Consegue imaginar o mundo sem a internet? Parece impossível, né? De fato, é inegável as vantagens e facilidades que essa tecnologia nos trouxe, mas há quem aponte pontos negativos na utilização excessiva da grande rede.

PUB

Na galeria, veja os prós e os contras da internet e como ela mudou a nossa vida!

Veja também: Em eventos ou passeios? Veja por onde andam as celebridades!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 19 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 19 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 18 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 20 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 20 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 20 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 19 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 20 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 18 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia