Procuradoria de NY abre inquérito contra Organização Trump

Investigação apura irregularidades financeiras em 4 projetos

© REUTERS/Carlos Barria

Mundo Apuração 12/03/19 POR Notícias Ao Minuto

A procuradoria-geral de Nova York abriu uma investigação para analisar a ligação entre o Deutsche Bank, o Investors Bank e financiamentos de quatro projetos da Organização Trump, incluindo o esforço fracassado do presidente Donald Trump para comprar o time de futebol americano Buffalo Bills em 2014, informou o jornal New York Times nesta terça-feira (12).

PUB

O novo inquérito é conduzido pela procuradora Letitia James e foi motivado pelo depoimento do ex-advogado do republicano, Michael Cohen, ao Congresso no mês passado.

De acordo com a publicação, Cohen testemunhou que Trump inflou o valor declarado de seus ativos nas demonstrações financeiras, inclusive o ex-advogado enviou cópias de declarações que teriam sido fornecidas ao Deutsche.

O pedido ao Deutsche Bank visava solicitações de empréstimos, hipotecas, linhas de crédito e outras operações de financiamento relacionadas com o Trump International Hotel em Washington; o Trump National Doral Miami; e o Trump International Hotel and Tower em Chicago, afirmou o jornal, citando uma fonte não identificada.

+ EUA retiram todos os funcionários de embaixada da Venezuela

Na ocasião, Trump teria dado ao banco demonstrativos financeiros pessoais em 2014, quando planejava comprar a equipe de futebol, vendida posteriormente a um concorrente por US$1,4 bilhão.

O Deutsche Bank emprestou às Organizações Trump centenas de milhões de dólares para empreendimentos imobiliários e é um dos poucos grandes financiadores que deu exorbitantes quantias de crédito a Trump após uma série de falências em seus hotéis e cassinos durante os anos 1990.

Ainda segundo o New York Times, o Investors Bank, sediado em Nova Jersey, por sua vez, foi intimado por registros relacionados à Trump Park Avenue. Até o momento, ninguém comentou a denúncia.

Impeachment

Ontem (11), a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, afirmou não ser favorável a um processo de impeachment contra Trump porque dividiria o país. Segundo a democrata, nenhum esforço deve ser feito para abrir o processo a não ser que os motivos sejam irrefutáveis e bipartidários.

Durante entrevista ao jornal Washington Post, embora Pelosi tenha dito que o impeachment não valeria a pena, ela ressaltou que o republicano não é apto para exercer o cargo de presidente da maior potência mundial. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-PF Há 21 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 6 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

politica Polícia Federal Há 6 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

brasil Brasil Há 2 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 22 Horas

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama Oscar Há 22 Horas

Fernanda Torres tem pico de interesse no Google com Oscar e 'Ainda Estou Aqui'

economia Carrefour Há 4 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

fama Segunda chance Há 19 Horas

Famosos que sobreviveram a experiências de quase morte

esporte Campeonato Brasileiro Há 20 Horas

Veja o que o São Paulo precisa fazer para se garantir na Libertadores de 2025

justica Itaúna Há 6 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG