SP e união negociam saída da Ceagesp da Vila Leopoldina

O governo federal bateu o martelo sobre a mudança de área da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). A ideia é sair da Vila Leopoldina, na zona oeste de São Paulo, para uma região ligada ao Rodoanel.

© Agência Brasil

Política Governo federal 31/03/15 POR Estadao Conteudo

Nas próximas semanas, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, deve assinar um acordo de cooperação com o prefeito Fernando Haddad (PT) para a realização de um estudo de viabilidade técnica. O objetivo é medir os possíveis impactos da alteração e escolher um local apropriado para abrigar o entreposto.

PUB

Esse estudo deverá ficar pronto até maio, quando a nova Lei de Zoneamento de São Paulo será encaminhada para a Câmara Municipal. A medida já havia sido defendida por Haddad em outubro. "O novo terminal terá de ser moderno. Hoje, ele não incorpora nenhum equipamento moderno de movimentação de mercadorias", disse à época.

Um estudo específico ainda servirá de subsídio para convencer os vereadores a aprovar uma reclassificação do status da região em que a Ceagesp está atualmente instalada, de Zona Industrial (ZPI) para Zona Especial (ZOE) - mesma definição dada ao Aeroporto de Congonhas, ao sambódromo do Anhembi e ao câmpus da Universidade de São Paulo (USP). Essa alteração é necessária para que o local possa ser usado para casas e comércio, além de um parque.

O projeto não deve enfrentar grandes obstáculos na Câmara, por causa do apelo popular. A troca de localidade tem entre seus objetivos desafogar o trânsito, principalmente com a redução do movimento de caminhões nas Marginais do Tietê e do Pinheiros, além de construir casas populares onde funciona a companhia atualmente - área equivalente ao tamanho de 70 campos de futebol.

A mudança faria parte ainda de um amplo pacote logístico nas pranchetas da Prefeitura de São Paulo que pretende retirar os cerca de 76 mil caminhões (ou 44% dos 190 mil veículos pesados que circulam diariamente pela capital) da região do centro expandido da cidade. Esse pacote inclui ainda a restrição ao tráfego de caminhões na região da Avenida Jacu-Pêssego, na zona leste. O tráfego de caminhões também deverá ser reduzido com a ampliação de um terminal privado de cargas instalado às margens da Via Dutra.

Novo modelo

Esse estudo de viabilidade técnica também ajudará a convencer a iniciativa privada a participar do projeto. O modelo de operação ainda não está fechado, mas é provável que empresas e construtoras que tocarão o projeto obtenham autorização para explorar o entreposto em parceria com o setor público. A área a ser escolhida para abrigar a companhia tem de favorecer a logística de abastecimento. Segundo Haddad, já há locais em análise.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 9 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 9 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 22 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 9 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 8 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Mal de parkinson 22/12/24

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

brasil Tragédia Há 2 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Emergência Médica Há 10 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 9 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Condenados Há 17 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)