Facebook lança programa para reduzir Fake News

O Facebook assegura que, marcando uma notícia como falsa, pode-se reduzir a sua circulação até 80%

©

©

Tech Espanha 13/03/19 POR Lusa


O Facebook lançou um programa de verificação de conteúdos em espanhol para reduzir a propagação de desinformação na Espanha com a ajuda da agência de notícias AFP, a Maltita.es e a Newtral.

PUB

A maior rede social do mundo iniciou este projeto antes das eleições legislativas espanholas do dia 28 de abril deste ano e explicou, em comunicado, que as empresas contratadas são independentes e afastadas da sua plataforma, pertencendo à International Fact-Checking Network, uma rede autônoma que desenvolve trabalhos de verificação.

"Trabalhamos continuamente para impedir a disseminação de desinformação na nossa plataforma. Um dos mecanismos que usamos é a parceria com verificadores de dados de todo o mundo. Vamos continuar a aumentar os nossos esforços e investir mais nesta área", disse a diretora de Assuntos Públicos do Facebook em Espanha, Natalia Basterrechea.

A empresa esclareceu que a estratégia a ser aplicada consiste em três pontos para "melhorar a qualidade e autenticidade das informações". A rede social irá eliminar as contas e conteúdos que violem as orientações comunitárias ou as políticas de publicidade, irá reduzir a distribuição de notícias falsas e conteúdos não autênticos e informará as pessoas sobre elas, dando mais contexto sobre o que é publicado.

Quando um dos verificadores classificar uma informação como falsa, esta será mostrada mais abaixo na secção de notícias, o que irá contribuir para reduzir a sua distribuição e propagação, limitando o número de pessoas que a lerá.

O Facebook assegura que, marcando uma notícia como falsa, pode-se reduzir a sua circulação até 80% e que a publicação reiterada de desinformações penalizará as páginas e os domínios que as promoverem. 

A AFP é a mais antiga e uma das maiores agências de notícias do mundo, enquanto a Maldita. es e a Newtral são empresas espanholas que se dedicam, entre outras coisas, à verificação de dados (fact-checking), nomeadamente através da monitorização do discurso político e das informações que circulam nas redes sociais. Com informações da Lusa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul 22/12/24

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 5 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

brasil ACIDENTE-MG 22/12/24

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama CHRIS-BROWN 22/12/24

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton Há 23 Horas

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 19 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 22 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

mundo Estados Unidos Há 5 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Mal de parkinson Há 20 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

mundo Guerra na Ucrânia Há 23 Horas

"Vão lamentar". Putin promete mais destruição na Ucrânia