Coreia do Norte admite romper diálogo com EUA

Informação foi dada pela "número dois" da diplomacia norte-coreana, Choe Son-Hui, numa reunião com a imprensa e autoridades, em Pyongyang

© DR

Mundo Choe Son-Hui 15/03/19 POR Lusa

A Coreia do Norte está considerando suspender as negociações com os Estados Unidos sobre a desnuclearização, depois do fracasso da conferência de Hanói, advertiu a "número dois" da diplomacia norte-coreana, segundo a agência Yonhap.

PUB

"Não temos intenção de ceder às exigências dos EUA [levantadas em Hanói], nem estamos dispostos a participar em negociações desse tipo", disse Choe Son-Hui, numa reunião com a imprensa e diplomatas em Pyongyang, segundo a Yonhap, que cita a agência russa Tass.

+ Ataque a mesquitas na Nova Zelândia deixa ao menos 49 mortos

As declarações da vice-ministra dos Negócios Estrangeiros representam a primeira insinuação do regime face a uma possível ruptura do diálogo, depois de conferência, na capital vietnamita, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter sido encerrada sem acordo.

Em resposta, o governo sul-coreano afirmou, em comunicado, que não vai julgar "a situação atual apenas por ouvir" as declarações de Choe Son-Hui, garantindo que vai continuar "promovendo o diálogo" sobre desnuclearização.

A nota acrescenta que "a situação está sendo acompanhada de muito perto" e que "em quaisquer circunstâncias o governo [sul-coreano] trabalhará para o "reinício das negociações entre a Coreia do Norte e os EUA".

Na semana passada, especialistas norte-americanos afirmaram que um local de lançamento de mísseis que a Coreia do Norte tinha começado a desativar para cumprir compromissos com os EUA foi recuperado e está de novo funcionando.

Para os especialistas, este dado demonstra que a Coreia do Norte pode rapidamente reverter todas as ações de suspensão dos seus programas de armas nucleares, que haviam sido iniciados após a primeira conferência, em 2018, constituindo uma "afronta à estratégia diplomática do presidente dos EUA".

Em fevereiro, Trump encurtou o encontro com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, no Vietnã, depois de não chegarem a acordo em relação ao processo de desnuclearização do país asiático.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 19 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 22 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 18 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 20 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 20 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 19 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 19 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 19 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 21 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad