© DR
Muito desconforto provocado pelo período menstrual pode ser amenizado com algumas alterações nos hábitos alimentares. Existem aqueles que podem amenizar a situação e devem ser incluídos na dieta neste período e aqueles que são contraindicados, pois podem piorar o quadro de dor e desconforto. Conheça-os:
PUB
+ Confira os 6 principais exames que as mulheres devem fazer
1. Café
O café e outros alimentos ricos em cafeína são estimulantes. A cafeína tende a deixar a mulher menstruada mais agitada, mais propícia a cólicas, ansiosa e estressada, além de contribuir para que o ciclo menstrual se torne irregular.
2. Alimentos gordurosos
Batata-frita, salgadinhos e outros alimentos ricos em gordura são muito prejudiciais. Durante a menstruação, esse tipo de alimento têm uma forte influência na atividade hormonal.
Especialistas explicam que a gordura em excesso, nessa etapa do mês, aumenta a contração uterina, uma vez que interfere também na maior produção do estrogênio.
3. Arroz branco
O arroz contribui para o aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que interfere nas alterações de humor. Dê preferência ao arroz integral.
4. Bebidas alcoólicas
O álcool afina o sangue e aumenta o fluxo, aumentando ainda mais o desconforto durante o período. Além disso, o consumo excessivo de bebidas pode aumentar a sensação de tristeza e irritabilidade durante o período pré-menstrual.
5. Chocolate
Além da gordura, o chocolate é rico em açúcar, o que é também altamente desaconselhável. Os alimentos doces fazem com que as mulheres fiquem mais irritadas e depressivas durante a menstruação.
6. Charcutaria
Assim como a maioria dos alimentos processados, cheios de conservantes e sal, os frios como presuntos e linguiças devem ser evitados. Isso porque alimentos deste tipo contribuem bastante para o aumento do inchaço abdominal, devido ao seu alto teor de sódio, tornando desse modo os dias ainda mais desconfortáveis.