À PF, presidente e diretor da Vale dizem que desconheciam riscos

Fábio Schvartsman e Peter Poppinga foram ouvidos em inquérito sobre o rompimento da barragem

© REUTERS/Washington Alves

Brasil Tragédia 15/03/19 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF, E RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Em depoimentos à Polícia Federal nos últimos dias, o presidente afastado da Vale, Fábio Schvartsman, e o ex-diretor Peter Poppinga disseram que desconheciam riscos na barragem de Brumadinho.

PUB

Os dois foram ouvidos em inquérito sobre o rompimento do reservatório, que matou ao menos 203 pessoas -há ainda 105 desaparecidos.

Poppinga disse que teria demitido funcionários se tivesse sabido dos fatos apurados na investigação e Schvartsman afirmou que a Vale deve ser punida se tiver culpa no ocorrido.

Os dois entregaram seus passaportes à Polícia Federal, apesar de não ter havido decisão judicial que determinasse a entrega.

O inquérito deve ser finalizado nos próximos dias, segundo apurou a reportagem.

Na oitiva, Poppinga afirmou que desconhecia questões detalhadas da barragem, mas que, se soubesse dos fatos que estão na investigação, de pressão nas empresas que fazem auditoria, teria demitido os funcionários e teria evacuado o local.

A força-tarefa que investiga o caso diz que os responsáveis pela segurança pressionaram a empresa alemã Tüv Süd a atestar a estabilidade da barragem.

+ Reparação da tragédia de Mariana tem orçamento de quase R$ 3 bilhões

Antes, segundo as investigações, teriam dispensado a belga Tractebel, que se recusara a emitir a declaração que certifica a segurança da estrutura.

Poppinga era diretor da área de Ferrosos, sob a qual está a mina de Brumadinho. Ele é também réu no inquérito que investiga o rompimento da barragem da Samarco em Mariana, em 2015 -o executivo ocupava vaga no conselho de administração da empresa.

Já Schvartsman disse a investigadores que não sabia de nada sobre a segurança da barragem. Ele e Poppinga se afastaram da gestão da empresa no início de março, atendendo a recomendação da força-tarefa.

O presidente afastado afirmou que teria evacuado imediatamente o local se tivesse sido orientado sobre os riscos. Grande parte das vítimas estava em instalações da empresa que ficam próximas à barragem.

Schvartsman disse também que foi infeliz a frase que disse na Câmara dos Deputados, em 14 de fevereiro, de que a Vale é uma joia brasileira e que não deveria ser condenada. A declaração foi dada em comissão externa da Câmara, em Brasília.

Ele disse, agora, que deve haver responsabilização da empresa cível e criminalmente se comprovada a culpa, assim como no caso de técnicos e funcionários que tenham agido ou deixado de agir para evitar a queda da barragem.

Com o afastamento de Schvartsman, o comando da mineradora foi assumido pelo diretor Eduardo Bartolomeo.

Outros dois diretores também deixaram seus cargos: Lúcio Cavalli, da área de Planejamento e Desenvolvimento de Ferrosos e Carvão; e Silmar Magalhães, que cuidava das operações daquela região.

Na última sexta (8), também a pedido da força-tarefa, a Vale afastou mais dez funcionários, incluindo o gerente da Mina Córrego do Feijão, onde está a barragem, Rodrigo Artur Gomes de Melo, e técnicos responsáveis por segurança de barragens.

Nesta quinta (14), o STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou novamente a soltura de 13 pessoas investigadas pela força-tarefa. O grupo inclui funcionários da Vale e da Tüv Süd.

Eles haviam sido presos pela segunda vez nesta quinta. Parte deles foi presa pela primeira vez no dia 29 de janeiro e outra parte, em 15 de fevereiro. Todos, porém, conseguiram habeas corpus para deixar a cadeia.

Procurada, a Vale não se manifestou. A PF também não respondeu. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Bolsonaro Há 23 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

politica BOLSONARO-PF Há 16 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 1 Hora

Qual será o próximo destino de Neymar?

justica São Paulo Há 23 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

fama Ellen DeGeneres Há 19 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA

brasil Brasil Há 18 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama ED-MOTTA Há 21 Horas

Ed Motta pede desculpas após demitir integrante de sua equipe em show

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 17 Horas

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama Björk Há 21 Horas

Björk faz 59 anos; relembre os looks mais extravagantes da cantora

fama Kylie Jenner Há 20 Horas

Kylie Jenner recria momento bizarro de Kendall a cortar pepino