Casos de dengue aumentam 45% no Rio e prefeitura faz campanha

Neste ano, já são 1.000 casos

© PixaBay

Brasil preocupação 16/03/19 POR Agência Brasil

O número de casos de dengue, nos meses de janeiro e fevereiro, no município do Rio, aumentaram em 45%, comparado aos dois primeiros meses de 2018. No ano passado, no mesmo período, foram confirmados 689 casos da doença. Neste ano, já são 1.000 casos. O aumento preocupa autoridades em saúde, que fazem um apelo à população para ajudar, cuidando de suas casas e de seus quintais, evitando deixar água parada, criadouro para o mosquito Aedes aegypti.

PUB

Para chamar a atenção da população para o combate ao mosquito, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio promoveu, neste sábado (16), o Dia D Estadual de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. A ação foi realizada na Praça do Patriarca, no bairro de Madureira, zona norte, e contou com as equipes de saúde do município e do estado. No local foi montada uma tenda, onde as pessoas receberam informações sobre doença e sobre chikungunya e zika. Também ocorreram atividade de promoção de saúde e distribuição de material informativo para a população.

“O Dia D da dengue e de combate às arboviroses tem o objetivo de dar visibilidade a uma questão que tem importância vital à saúde pública. Precisamos de ação unindo população e que os governos trabalhem juntos, atuando nos focos de presença do mosquito, que é a única forma efetiva de prevenção contra essas doenças”, disse Rafael Pinheiro, coordenador em Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio.

Pinheiro chamou atenção para a importância de mobilização coletiva, além da ação pessoal de cada um, pois não adianta alguns moradores adotarem cuidados contra a proliferação do mosquito, se os demais vizinhos não fizerem o mesmo.

+ STF nega pedido de Lula para suspensão de ação sobre terreno

+ Veja temas que serão discutidos entre Bolsonaro e Trump na terça-feira

“No ambiente saudável os mosquitos não se criam, não tem lixo, pneu ou caixa d´água destampada. Isso é uma ação coletiva. Pois se você cuidar do seu quintal e o seu vizinho não, o mosquito vai se reproduzir lá. É trabalho de uma sociedade inteira”, destacou Rafael.

Só no município do Rio cerca de dois mil agentes atuam diretamente na prevenção da dengue e de outras doenças transmitidas por mosquitos. Segundo o coordenador em Vigilância Ambiental, a região da capital onde se verificam mais casos de infestação de mosquitos transmissores é a zona oeste, principalmente nos bairros de Santa Cruz e Campo Grande e suas adjacências.

Historicamente, os casos de dengue aumentam no Rio nos meses de março, abril e maio, que são chuvosos e ainda registram temperaturas altas, propícias à proliferação dos mosquitos. Em todo o ano passado, foram 5.501 casos de dengue, número que poderá ser bem maior este ano, com base na tendência estatística até o momento. Com informações da Agência Brasil. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 19 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 19 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 18 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 20 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 19 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 20 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 19 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 20 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 18 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia