Notícias Ao Minuto

Protesto contra Bolsonaro reúne 50 pessoas em frente à Casa Branca

A protesto foi organizado pelo grupo Unite against hate D.C.

A protesto foi organizado pelo grupo Unite against hate D.C.

© Reuters

Mundo WASHINGTON 17/03/19 POR Folhapress

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - Poucas horas antes da chegada do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, cerca de 50 pessoas fizeram um protesto contra o brasileiro em frente à Casa Branca, em Washington.

PUB

A maior parte dos manifestantes era de americanos, como o ativista Sean Blackmon, 31. Segundo ele, a reunião de dois líderes políticos à direta, como Bolsonaro e Donald Trump, "vai significar apenas coisas ruins para as pessoas oprimidas de seus países".

Ida de Bolsonaro aos EUA concretiza alinhamento ideológico com Trump

"O sexismo, racismo e homofobia que vêm de Trump é a mesma coisa que vem de Bolsonaro, que ataca o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e outros movimentos progressistas no Brasil".

Para Blackmon, que liderou um protesto em Washington logo após o assassinato da vereadora Marielle Franco, há um ano, a capital americana é o centro do mundo e é por isso que manifestações como essas são importantes para chamar atenção para essas causas.

"Eles [Trump e Bolsonaro] querem consolidar poder diante dos mais fracos".

Para a estudante brasileira Débora de Oliveira, 26, que mora nos EUA há dois anos, americanos "têm mais consciência" sobre o que Bolsonaro representa, e o acham parecido com Trump.

Blackmon, por sua vez, avalia que o brasileiro está à direita do presidente americano, mas que ambos representam a exploração e opressão das minorias.

Débora criticou ainda a declaração do filho do presidente, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que afirmou que os brasileiros ilegais nos EUA são uma "vergonha".

"Não acho que é uma vergonha. A maioria da comunidade brasileira apoia Bolsonaro e Trump. Os brasileiros vêm pra cá procurar uma vida melhor".

Já o americano Andrew Miller, do movimento Amazon Watch, afirmou que o interesse dos americanos em protestar contra Bolsonaro está na proximidade dos temas em debate entre os movimentos sociais dos dois países.

"Trump é um oportunista, não é ideológico. Presumo que Bolsonaro, por ter origem militar, seja mais ideológico", disse Miller.

"Aqui não EUA, temos polícia matando negros, como no Brasil, temos racismo, homofobia, existe a política de Bolsonaro sobre a Amazônia, sobre a qual estamos preocupados. É uma rede de solidariedade entre os dois países", completou.

A protesto foi organizado pelo grupo Unite against hate D.C.

Bolsonaro chega neste domingo (17) a Washington. Ele ficará hospedado na Blair House, em frente à Casa Branca, onde foi o protesto. Mas ainda não havia chegado ao local quando os manifestantes se dispersaram.

Na terça (19), Bolsonaro se encontra com Trump para uma reunião de trabalho e um almoço. Em seguida, ambos farão uma declaração à imprensa.

A visita concretiza o alinhamento ideológico de Bolsonaro ao governo dos EUA, mas deve resultar em poucos acordos concretos.

Em entrevista à TV Record, Eduardo Bolsonaro disse que vê "com muita felicidade" os protestos contra a visita de seu pai.

"Eu estava até triste quando recebi a primeira notícia, de que não haveria protestos", disse. "Alguns protestos dão até chance de maior notoriedade à visita ".

Segundo ele ninguém está imune a críticas e "algumas críticas certamente são bem-vindas. É bem normal da democracia", afirmou ele.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Indonésia Há 21 Horas

Morador diz que jacarés imitam pessoas se afogando para atacar vítimas

economia Previdência Há 21 Horas

Veja como fica o desconto do INSS no seu salário em 2025

fama BBB 25 Há 21 Horas

Gracyanne tem vídeos íntimos vazados após confirmar entrada no BBB

fama Redes Sociais Há 21 Horas

Rafaella Justus rebate crítica sobre sua aparência: “sem amor próprio"

tech WhatsApp Há 22 Horas

"Um caos total": trabalhadores da Meta estão revoltados com mudanças

fama Vitória Há 19 Horas

Joelma preocupa fãs ao chegar abatida e passar mal antes de show; vídeo

lifestyle Signos Há 21 Horas

Três signos que vão (finalmente) assumir as rédeas do próprio destino

tech LGBTI+ Há 20 Horas

Entidades LGBTI+ criticam Meta: “patologização de identidades é grave”

fama Dona Dibe Há 21 Horas

Celso Portiolli anuncia a morte da mãe, Dona Dibe, aos 98 anos

esporte Premier League Há 20 Horas

Jogador da Premier League é detido após gravar vídeo íntimo