© REUTERS / Amanda Perobelli (Foto de arquivo)
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Com a vitória do Corinthians sobre o Oeste por 1 a 0, neste domingo (17), o Paulista chega à última rodada da fase de classificação com apenas uma vaga a ser definida para as quartas de final.
PUB
O principal candidato para conseguir a classificação é o São Paulo, foi beneficiado pelo triunfo corintiano sobre a equipe de Barueri.
Com o resultado, o São Paulo continuou na segunda colocação do Grupo D com 14 pontos e agora precisa de uma vitória diante do São Caetano no Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, para conseguir a classificação.
Se empatar ou perder, terá de torcer para o Oeste não vencer o Mirassol em Barueri.
Todos os jogos da última rodada estão marcados para quarta-feira (20), às 21h30.
+ Tite conversou e 'enquadrou' Neymar na seleção após a Copa do Mundo
No duelo contra o São Caetano, o time dirigido por Vagner Mancini não poderá contar Hernanes, que sofreu uma lesão muscular na derrota para o Palmeiras por 1 a 0, no sábado (16), no Pacaembu.
O São Paulo tem ainda chance de terminar a primeira fase na liderança da chave e ter a vantagem de jogar a segunda partida das quartas de final como mandante. O clube precisará torcer por derrota do Ituano para o Corinthians, além de tirar diferença de cinco gols no saldo. O jogo será realizado em Itu.
O Corinthians precisa ganhar para assegurar o primeiro lugar do Grupo C. O time tem 18 pontos –um a mais que a Ferroviária, também já classificada.
Corinthians ficou nesta situação mais confortável com a vitória sobre o Oeste. O único gol do jogo foi marcado por Danilo Avelar, aos 15 minutos do segundo tempo.
Outra chave que tem os dois times classificados é o Grupo A. Com 24 pontos, o Red Bull, dono da melhor campanha da competição, está na liderança. O Santos é o segundo colocado e soma 23. Para ultrapassar o rival, os santistas precisam ganhar do Botafogo fora de casa e torcer para o Red Bull tropeçar diante do já eliminado Guarani.
+ Boselli revela ansiedade para justificar gols perdidos no Corinthians
Dos quatro principais clubes do estado, a situação mais tranquila é a do Palmeiras, que já está classificado e muito perto de garantir a liderança de seu grupo. Com 22 pontos, o time tem três a mais do que o Novorizontino, além de sete de saldo contra um do concorrente.
O Palmeiras encerra sua participação diante da Ponte Preta, que tem a quarta melhor campanha do torneio, mas está eliminada em razão do regulamento, que classifica apenas os dois primeiros de cada grupo.
A Ponte Preta está na chave de Red Bull e Santos, os dois que mais pontuaram.
As quartas de final do Campeonato Paulista serão disputadas nos dias 23 e 24 e 27e 28. A FPF (Federação Paulista de Futebol) divulgará as datas na quinta-feira, quando será realizada o conselho técnico.
REBAIXAMENTO
Quatro clubes continuam na briga para evitar o rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista: Bragantino, Mirassol, Botafogo e São Caetano. O único rebaixado até agora é o São Bento.
Bragantino e Mirassol escapam com um empate na última rodada. O clube de Bragança Paulista enfrenta o São Bento já rebaixado, enquanto o Mirassol visita o Oeste.
As duas equipes, porém, podem se salvar mesmo com derrota desde que Botafogo e São Caetano não vençam seus jogos. Se apenas um dos clubes vencerem, Bragantino e Mirassol estão salvos.
O Botafogo enfrenta o Santos em Ribeirão Preto, enquanto o São Caetano recebe o São Paulo. Para escapar, o time do ABC precisa vencer e torcer para o Botafogo não derrotar o Santos.
+ Após derrota em casa, Chapecoense demite técnico Claudinei Oliveira
TROFÉU DO INTERIOR
Assim que terminar a fase de classificação do Campeonato Paulista, começará o Troféu do Interior, que garante ao campeão uma vaga na Copa do Brasil de 2020. Ponte Preta, Guarani e Oeste, que não possuem mais chances de classificação para as quartas de final, vão disputar o Troféu do Interior.
Os outros clubes na disputa serão os outros três times que não forem rebaixados.