4 tendências econômicas para setor alimentício em 2019

Perspectivas de crescimento econômico e gosto do brasileiro por uma gastronomia diversificada, trazem previsões positivas para a área

© iStock

Economia TRENDING 19/03/19 POR Notícias Ao Minuto

O ano de 2019 começa com boas expectativas para a indústria alimentícia. Depois de períodos difíceis por conta da recessão econômica, o setor está otimista para os próximos meses. Dados do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, mostram que a previsão de crescimento da economia em 2019 subiu de 2,53% para 2,55% e a estimativa de investimentos estrangeiros no país avançou de US$ 77,20 bilhões para US$ 80 bilhões. Os analistas das instituições financeiras também preveem queda do desemprego, alta do PIB, redução de juros e controle da inflação, o que deve resultar em melhoria nos negócios, maior confiança dos empresários e aumento do consumo.

PUB

+ 4 dicas para garantir uma alimentação saudável para a família e poupar

Além de uma boa expectativa econômica para todos os mercados, na indústria de alimentos temos visto que nos últimos anos a variedade culinária tem crescido muito democraticamente. Há uma grande diversidade de restaurantes e a explosão dos aplicativos de delivery tem tornado as refeições cada vez mais variadas , já que não é mais necessário desembolsar muito dinheiro para ter acesso a pratos diferentes e de boa qualidade.

Com o cenário econômico favorável somado ao apetite do público brasileiro por novidades na gastronomia esperamos ter um 2019 positivo, mas é importante lembrar que é preciso estar preparado para atuar em um mercado que ganha cada vez mais competidores. Por isso listei abaixo quatro tendências para quem já é do setor, ou está pensando em entrar para o ramo da alimentação, ficar atento em 2019:

1 – Aposte em lanches nutritivos e personalizados

Os lanches feitos entre as refeições já foram sinônimo de comida calórica e pouco nutritiva. Com o ritmo de vida acelerado, se tornou uma refeição importante na vida dos brasileiros e esta mudança de comportamento não passou desapercebida pelas empresas, que buscam cada vez mais aliar saúde à sabor. A indústria também vem investindo na personalização, que permite ao cliente montar uma refeição do jeito que quiser, seja com seus alimentos favoritos ou com aqueles mais adequados à sua dieta. As empresas que investirem na dupla saúde com personalização terão grandes chances de sucesso em 2019.

2 – Mantenha o frescor à mesa

O verão dura apenas três meses, mas os sabores típicos da estação não vão sair do cardápio do brasileiro. Saladas, drinks, sucos, vegetais, carnes brancas e leves vão continuar em alta durante o ano inteiro. Em um país tropical como Brasil, estes alimentos são a saída para quem busca refeições que garantam saciedade e bem-estar.

+ Mercado brasileiro de orgânicos cresceu 20% em 2018

3 – Invista em embalagens ecológicas

As embalagens serão tão importantes quanto o conteúdo. Os consumidores estão conscientes do impacto ambiental causado pelo excesso de lixo e mais dispostos a consumir produtos de marcas que oferecem embalagens ecológicas, como as produzidas com materiais recicláveis, vidros reutilizáveis e compostos biodegradáveis. A indústria está empenhada em buscar soluções que causem menos danos ao meio ambiente e procura caminhos para reduzir ou substituir o uso de plástico em copos de refrigerantes, canudos, sacolas e embrulhos. Tudo isso ocorre numa ação cada vez mais sincronizada entre empresas, produtores de alimentos e consumidores.

4 – Adicione pratos étnicos ao cardápio

A troca de experiências entre quem produz alimentos, aqueles que os transformam na cozinha e consumidores está mais forte e evidente. Um dos principais resultados desse intercâmbio cultural é sentido no paladar e observado na expansão da culinária mundial, com os sabores de diferentes países crescendo além de suas fronteiras e caindo no gosto de apreciadores de comida em todo o mundo. A culinária Mexicana e Asiática são fortes tendências para 2019, seja nos restaurantes convencionais ou nas redes de fast-food. Este movimento que resulta em novas combinações de sabores é uma das apostas para agradar os clientes ávidos por novidades.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Peru Há 8 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 8 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

politica Tensão Há 8 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

fama Televisão Há 6 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

fama Luto Há 5 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

lifestyle Alívio Há 8 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

tech WhatsApp Há 8 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

fama Fake news 03/11/24

Eles foram dados como mortos, mas estavam (e estão) vivinhos da Silva!

fama Rejeitados Há 16 Horas

Rejeitados! Famosos que levaram foras de outros famosos

fama Berço de ouro Há 20 Horas

Ricos: Eles já eram cheios da grana antes da fama