4 tendências econômicas para setor alimentício em 2019

Perspectivas de crescimento econômico e gosto do brasileiro por uma gastronomia diversificada, trazem previsões positivas para a área

© iStock

Economia TRENDING 19/03/19 POR Notícias Ao Minuto

O ano de 2019 começa com boas expectativas para a indústria alimentícia. Depois de períodos difíceis por conta da recessão econômica, o setor está otimista para os próximos meses. Dados do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, mostram que a previsão de crescimento da economia em 2019 subiu de 2,53% para 2,55% e a estimativa de investimentos estrangeiros no país avançou de US$ 77,20 bilhões para US$ 80 bilhões. Os analistas das instituições financeiras também preveem queda do desemprego, alta do PIB, redução de juros e controle da inflação, o que deve resultar em melhoria nos negócios, maior confiança dos empresários e aumento do consumo.

PUB

+ 4 dicas para garantir uma alimentação saudável para a família e poupar

Além de uma boa expectativa econômica para todos os mercados, na indústria de alimentos temos visto que nos últimos anos a variedade culinária tem crescido muito democraticamente. Há uma grande diversidade de restaurantes e a explosão dos aplicativos de delivery tem tornado as refeições cada vez mais variadas , já que não é mais necessário desembolsar muito dinheiro para ter acesso a pratos diferentes e de boa qualidade.

Com o cenário econômico favorável somado ao apetite do público brasileiro por novidades na gastronomia esperamos ter um 2019 positivo, mas é importante lembrar que é preciso estar preparado para atuar em um mercado que ganha cada vez mais competidores. Por isso listei abaixo quatro tendências para quem já é do setor, ou está pensando em entrar para o ramo da alimentação, ficar atento em 2019:

1 – Aposte em lanches nutritivos e personalizados

Os lanches feitos entre as refeições já foram sinônimo de comida calórica e pouco nutritiva. Com o ritmo de vida acelerado, se tornou uma refeição importante na vida dos brasileiros e esta mudança de comportamento não passou desapercebida pelas empresas, que buscam cada vez mais aliar saúde à sabor. A indústria também vem investindo na personalização, que permite ao cliente montar uma refeição do jeito que quiser, seja com seus alimentos favoritos ou com aqueles mais adequados à sua dieta. As empresas que investirem na dupla saúde com personalização terão grandes chances de sucesso em 2019.

2 – Mantenha o frescor à mesa

O verão dura apenas três meses, mas os sabores típicos da estação não vão sair do cardápio do brasileiro. Saladas, drinks, sucos, vegetais, carnes brancas e leves vão continuar em alta durante o ano inteiro. Em um país tropical como Brasil, estes alimentos são a saída para quem busca refeições que garantam saciedade e bem-estar.

+ Mercado brasileiro de orgânicos cresceu 20% em 2018

3 – Invista em embalagens ecológicas

As embalagens serão tão importantes quanto o conteúdo. Os consumidores estão conscientes do impacto ambiental causado pelo excesso de lixo e mais dispostos a consumir produtos de marcas que oferecem embalagens ecológicas, como as produzidas com materiais recicláveis, vidros reutilizáveis e compostos biodegradáveis. A indústria está empenhada em buscar soluções que causem menos danos ao meio ambiente e procura caminhos para reduzir ou substituir o uso de plástico em copos de refrigerantes, canudos, sacolas e embrulhos. Tudo isso ocorre numa ação cada vez mais sincronizada entre empresas, produtores de alimentos e consumidores.

4 – Adicione pratos étnicos ao cardápio

A troca de experiências entre quem produz alimentos, aqueles que os transformam na cozinha e consumidores está mais forte e evidente. Um dos principais resultados desse intercâmbio cultural é sentido no paladar e observado na expansão da culinária mundial, com os sabores de diferentes países crescendo além de suas fronteiras e caindo no gosto de apreciadores de comida em todo o mundo. A culinária Mexicana e Asiática são fortes tendências para 2019, seja nos restaurantes convencionais ou nas redes de fast-food. Este movimento que resulta em novas combinações de sabores é uma das apostas para agradar os clientes ávidos por novidades.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 16 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

fama Harry e Meghan Markle Há 7 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama MAIDÊ-MAHL Há 16 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 16 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 14 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

economia LEILÃO-RECEITA Há 14 Horas

Leilão da Receita tem iPhones 14 Pro Max por R$ 800 e lote com R$ 2 milhões em relógios

brasil São Paulo Há 16 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama LUAN-SANTANA Há 16 Horas

Luan Santana e Jade Magalhães revelam nome da filha e planejam casamento

esporte Indefinição Há 16 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama Documentário Há 8 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly