Reino Unido pede que brexit seja adiado até 30 de junho

Segundo a Reuters, a Comissão Europeia se opôs a estender a permanência do Reino Unido na União Europeia até 30 de junho

© Reuters

Mundo Impasse 20/03/19 POR Folhapress

SÂO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo britânico pediu nesta quarta-feira (20) à União Europeia um adiamento de três meses da data de saída do bloco, o brexit, marcado para 29 de março, anunciou a primeira-ministra Theresa May à Câmara dos Comuns.

PUB

"Eu escrevi esta manhã para o presidente [do Conselho Europeu, Donald] Tusk informando-o que o Reino Unido quer uma extensão do artigo 50 [que rege a partida de um país membro] até 30 de junho", explicou May para os deputados.

Quase três anos após a votação popular que decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia, os políticos do país ainda debatem como, quando e se o divórcio será colocado em prática. Muitos esperavam que a extensão fosse significativamente mais longa. No entanto, membros do Partido Conservador, de May, temem que um adiamento longo do brexit possa fazer com que ele jamais ocorra.

Veja também: 'EUA não estão prontos para abordar famílias imigrantes'

O Partido Trabalhista, de oposição, disse que, ao optar por um adiamento curto, May está forçando o Parlamento a decidir entre aceitar um acordo que já foi rejeitado duas vezes ou sair da UE sem acordo.O pedido deve ser debatido pela União Europeia na quinta (21) e na sexta-feira (22).

Jean-Claude Juncker disse que a UE fez muito para acomodar os interesses britânicos e que não pode ir mais além."Não haverá renegociações, novas negociações ou garantias adicionais além daquelas que já foram dadas", disse Juncker a uma rádio alemã.

Segundo a Reuters, a Comissão Europeia se opôs a estender a permanência do Reino Unido na União Europeia até 30 de junho, como propôs a primeira-ministra britânica, Theresa May, nesta quarta-feira, segundo um documento visto pela agência.

Em uma nota sobre o brexit revisada pela Comissão em sua reunião semanal nesta quarta-feira, as autoridades afirmaram que o encontro entre os demais líderes da UE e May em cúpula na quinta-feira enfrenta uma escolha "binária" entre uma curta extensão do brexit para antes de 23 de maio ou um adiamento mais longo, até ao menos o final de 2019, com o Reino Unido obrigado a realizar uma eleição em 23 de maio para o Parlamento Europeu.

"Qualquer extensão oferecida ao Reino Unido deve durar até 23 de maio de 2019 ou ser significativamente mais longa e demandar eleições europeias", disse o documento. "Essa é a única forma de proteger o funcionamento das instituições da UE e a sua capacidade de tomar decisões."Estados da UE que deveriam receber cadeiras legislativas a mais após o brexit precisariam tomar conhecimento até meados de abril se não teriam mais acesso às vagas devido à permanência do Reino Unido.

A nota também dizia que, em qualquer permanência estendida, o Reino Unido deveria, "em espírito de lealdade", comprometer-se com questões fundamentais, como o orçamento de longo prazo da UE e o preenchimento dos cargos da UE após as eleições de May.

Acompanhe as últimas notícias do mundo em Notícias ao Minuto Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 20 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 22 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 19 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 20 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 21 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 20 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 20 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 20 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 22 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad