© Reuters
A prefeitura de Barão de Cocais decretou “feriado de segurança” amanhã (25). Esta segunda-feira será reservada para mobilizar a população local em uma simulação de evacuação em caso de rompimento da barragem Sul-Superior da Mina de Gongo Soco. Não haverá aula na rede pública, expediente nas repartições públicas do município nem funcionamento do comércio. As aulas na rede pública só retornam na quarta-feira (27). A medida ocorre após a mineradora Vale emitir alerta a respeito de risco de rompimento da barragem.
PUB
Os serviços de coleta de lixo e o Hospital Municipal Waldemar das Dores funcionarão normalmente. As escolas das localidades de Boa Vista, São Gonçalo do Rio Acima, Córrego da Onça e Cocais não foram incluídas no feriado.
+ Alerta máximo: barragem de Barão de Cocais pode atingir mais cidades
O nível de segurança da barragem sul superior da Mina Gongo Soco subiu de 2 para 3, segundo a mineradora. De acordo com a Vale, a medida adotada é preventiva e foi decidida após um auditor independente informar que a barragem apresentava “condição crítica de estabilidade”.
A Defesa Civil de Minas Gerais já havia divulgado hoje (24) um mapa com os sete pontos aos quais os moradores de Barão de Cocais devem se dirigir caso necessitem de proteção. Outra providência tomada foi o deslocamento de agentes da Defesa Civil e da Tropa de Choque para o município. As equipes ficarão de prontidão.
+ Após risco, Defesa Civil prepara plano de salvamento em Minas Gerais