Estreia do VAR teve polêmica, gol anulado e pênalti marcado

Foram pelo menos seis vezes em que a arbitragem consultou o VAR

© Fernando Torres / CBF

Esporte Paulistão 25/03/19 POR Estadao Conteudo

A primeira rodada da história do Campeonato Paulista em que o VAR foi utilizado teve de tudo um pouco. A nova tecnologia, que permite aos árbitros consultarem o vídeo quando tiverem dúvida sobre algum lance, não acabou com a polêmica, mas serviu para evitar alguns erros nos duelos de ida das quartas de final, como a não marcação de um pênalti no jogo do Palmeiras e a validação de um gol impedido do Santos. As partidas de Corinthians e São Paulo também tiveram o auxílio tecnológico.

PUB

Foram pelo menos seis vezes em que a arbitragem consultou o VAR. Em duas delas, o árbitro de campo chegou a ver em um monitor a imagem da jogada. Em outras, os responsáveis pela observação dos vídeos avisaram o que deveria ser marcado.

+ Crias das categorias de base enchem os cofres dos clubes brasileiros

Lembre como foi o desempenho do VAR nos quatro jogos das quartas de final:

Novorizontino x Palmeiras

Em nenhum dos outros três jogos, o VAR foi tão assunto quanto na partida entre Novorizontino e Palmeiras. Os palmeirenses ficaram revoltados com o fato do vídeo não ser utilizado na jogada que acabou em gol do time de Novo Horizonte. A equipe alega que Murilo Henrique teria dominado a bola com o braço antes de chutar, Fernando Prass rebater e Cléo Silva abrir o placar.

A discussão foi parar nas redes sociais, com Federação Paulista de Futebol (FPF) e Palmeiras trocando ironias e provocações. O presidente da Comissão de Arbitragem da FPF, Ednilson Corona, concedeu entrevista coletiva para comentar a atuação do árbitro Raphael Claus.

Na mesma partida, a arbitragem precisou do vídeo para ver o palmeirense Antônio Carlos cortando um cruzamento com o braço. Raphael Claus chegou a consultar a tela com imagens do lance e marcou, com convicção, o pênalti, que foi defendido por Fernando Prass.

Santos x Red Bull Brasil

O Santos derrotou o Red Bull por 2 a 0, mas antes de garantir a vitória, o time de Jorge Sampaoli teve um gol anulado com o auxílio do VAR. A jogada aconteceu aos cinco minutos do primeiro tempo, quando Rodrygo deu assistência para Diego Pituca abrir o placar. Enquanto o volante comemorava, o árbitro Douglas Marques das Flores recebia o aviso de seus auxiliares de que o lance foi irregular. Assim, ele invalidou a jogada.

São Paulo x Ituano

Aos dez minutos do segundo tempo, o atacante Everton Felipe, do São Paulo, disputou uma bola dentro da área com Jonas, do Ituano, e caiu no gramado. O árbitro José Claudio Rocha Filho ouviu de seus companheiros que estavam assistindo a partida pelo vídeo de que não houve nada no lance e, por isso, manda a partida seguir.

Ferroviária x Corinthians

Aos três minutos do segundo tempo, os jogadores do Corinthians reclamaram que o zagueiro Rodrigão teria desviado um chute de Pedrinho com a mão. Os árbitros de vídeo viram a imagem em que claramente a bola bate no lado direito do peito do jogador. Depois, aos 42, Gustavo marcou o gol de empate do Corinthians, após cruzamento de Clayson e a arbitragem demorou alguns minutos para reiniciar a partida, justamente para checar se o atacante estava em posição legal. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 8 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 12 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 15 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 11 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 13 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 13 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 12 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Vanessa Carvalho Há 12 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 12 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Afogamento Há 22 Horas

Famosos que morreram afogados: Casos mais impactantes