© Carol Siqueira / Divulgação
O cotidiano é o tema predileto da obra de Nando Reis. O brasileiro abre sua primeira turnê pela Europa, em Lisboa, nesta quinta-feira (28). O artista promete mostrar no Coliseu dos Recreios como foram concebidas as letras das músicas que fizeram tanto sucesso com o próprio compositor, além de artistas icônicos como Cassia Eller, Marisa Monte, Ivete Sangalo, a dupla Anavitória e os grupos Jota Quest, Skank, Cidade Negra, entre outros.
PUB
Ex-integrante da banda Titãs, onde ficou por 20 anos, Nando está em carreira solo desde 2001 e esteve em Portugal, no ano passado, com a Trinca de Ases, grupo formado por ele, Gilberto Gil e Gal Costa. O cantor e compositor brasileiro reconhece que a saudade é um componente diferente nos shows fora do país.
+ Paul McCartney inicia sua 8ª passagem pelo Brasil com show nesta terça
"Das outras vezes que toquei fora no Brasil, a plateia era composta em sua maioria por brasileiros e isso deu uma conotação muito emocionante para os shows. Percebi que brasileiros que moram fora, e mesmo eu quando estou fora a passeio e escuto uma música brasileira, alguma coisa acontece no meu coração. É muito louco. A gente nesse momento no Brasil, quando o país está nas mãos desse desgoverno, assistindo a coisas assustadoras, perdemos a perspectiva do que é o Brasil, do que ele significa para a gente", contou Nando, de 56 anos, em "live" para promover a turnês nas suas redes sociais.
No Brasil, os shows dessa turnê encheram as casas por onde passaram, emocionando os fãs do cantor que têm fortes ligações com as suas letras. Nando Reis espera a mesma conexão do outro lado do Oceano Atlântico.
"Independentemente de posições (políticas), todo mundo quer que fique bem pra todos. Quando a gente está fora (do país), numa outra perspectiva, posso imaginar que tenha uma saudade. Os shows que fiz têm um componente catártico porque a música evoca toda nossa memória afetiva e tudo o que há de bom na gente", destacou.
A turnê de Nando Reis começa em Lisboa, passa por Amesterdã, Paris, Londres, Galway, Dublin e Barcelona até regressar ao Porto, onde faz sua última apresentação, no dia 7 de abril. No show de Lisboa, os preços dos bilhetes variam de 30 a 60 euros. Com informações da assessoria.