© DR
Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás, no Brasil, analisou o treino intercalado de alta intensidade (HIIT) e concluiu que esta é a atividade mais eficaz para quem pretende emagrecer. O resultado foi publicado no periódico internacional British Journal of Sports Medicine.
PUB
+ Pesquisa revela que bebida diet aumenta o risco de doença cardíaca
Os cientistas analisaram 41 estudos e concluíram que vale a pena investir no HIIT para perder peso.
O estudo examinou os efeitos do treino intercalado, comparativamente a treinos contínuos de intensidade moderada (como permanecer uma hora caminhando na esteira ou pedalar) de dados de pessoas com menos de 30 anos que corriam e caminhavam regularmente, ao longo de 12 semanas.
Os resultados apontam que tanto o HIIT quanto treinos de intensidade moderada têm benefícios semelhantes para diminuir o peso, porém o HIIT garante uma maior redução de peso e de gordura num período menor de tempo, gerando em média e na totalidade uma queima 28,5% superior de gordura corporal.
A análise também aponta que ter um profissional para orientar os treinos de alta intensidade pode contribuir para alcançar resultados mais positivos, pois cada pessoa tem necessidades individuais e requer séries específicas.
Como realizar o treino HIIT
O treino HIIT exige a prática de exercícios de alta intensidade intercalados com períodos de descanso, o que perrmite misturar diversas modalidades esportivas, como:
- Pular corda;
- Corrida;
- Bicicleta;
- Nadar;
- Subir escadas;
- Agachamentos;
- Flexões;
- Polichinelos;
- Levantamento de pesos.