3 segredos para se diferenciar da concorrência e aumentar o faturamento

Especialista aponta estratégias que podem ser aplicadas em qualquer negócio

© iStock

Economia ESTRATÉGIA 28/03/19 POR Notícias Ao Minuto

No Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPE). Apesar do alto número de estabelecimentos no país, em três anos, 341,6 mil empresas foram fechadas no Brasil e, desse total de empresas fechadas (2013 e 2016), 76,8% eram voltadas ao comércio.

PUB

+ Empresas adaptam sites e criam apps para vender mais pelo celular

Criar um ambiente perfeito para que não precise chegar ao ponto de fechar as portas e conseguir se diferenciar da concorrência mesmo dentro de uma grande rede pode parecer impossível para a maior parte dos empreendedores, mas segundo especialista, com as estratégias certas, é, sim, possível ser o empreendedor protagonista dessa realidade.

De acordo com o empresário, especialista em construção de autoridade, Felipe Camargo, existem estratégias possíveis de serem replicadas em qualquer negócio. Estratégias estas, que vêm de empresas que vendem muito e vendem sempre, e que são verdadeiros segredos dessas marcas de alto valor que elas fazem para ter sucesso e não contam. Ele lista três segredos e revela como aplicar no negócio:

1 - Ter um posicionamento claro e único

Ter um posicionamento claro e único é basicamente empreender em um oceano azul. De acordo com o especialista, um posicionamento assim não transmite dúvidas ao cliente se ele deve ou não contratar a empresa, além de ser diferente de tudo que o mercado oferece. “Ao se apresentar, o cliente já sabe se a empresa consegue ou não atender, solucionar o problema dele, além de identificar logo de cara que o que ele faz ninguém mais fará”, pontua.

Felipe ainda ensina que, ao se posicionar, a concorrência se torna irrelevante. “Ninguém faz o que você faz, tampouco da forma como você faz”. Quem define o preço é você. “Não há comparação, não é o mercado quem dita o valor que você cobra pelo seu produto ou serviço. É você, por oferecer algo tão único e exclusivo”. Mercados ou demandas inexploradas. “Você oferece ao mercado a solução para uma necessidade que ele nem sabia que tinha”.

Alguns exemplos de empresas em Oceano Azul são: Cirque du Soleil, Apple.

2 - Fazer do cliente seu melhor vendedor

As pessoas que têm reconhecimento, geralmente, geram resultados reais para seus clientes, conseguem promover alguma transformação ou ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos. Por isso ganham o aval dos outros a respeito do trabalho que desenvolvem e conseguem, então, fazer destes clientes seus vendedores. “Fazer com o que o seu cliente te indique, é fácil, mas a minha proposta é que, além de te indicar, será ele que vai falar, vender seu produto ou serviço por você. Para e pense: se você é tão bom, por que só você vende e fala de você?”, detalha Felipe.

3 – Ter uma imagem que vende

Nossa aparência pessoal e imagem são a forma mais direta de comunicação não verbal que possuímos, e esse canal de comunicação é responsável por 80% da nossa percepção de mundo. De acordo com uma pesquisa realizada na década de 60 pelo psicólogo Albert Mehrabian, o julgamento que fazemos dos outros durante os primeiros 30 segundos de contato é fortemente impactado pela linguagem não verbal, ou seja, pela imagem. Esse tempo, atualmente, com a velocidade na comunicação e na aceleração do raciocínio para a tomada de decisão, foi reduzido para 5 segundos baseado em:

· 55% visual – roupas, acessórios, cabelo, maquiagem, asseio, etc.;

· 38% na postura e na forma de falar (tom de voz, gestos expressões);

· 7% no discurso em si.

Segundo o especialista em construção de autoridade, para ter uma imagem que vende, o empreendedor precisa "parecer" com o cliente. “Se você vende para um outro empresário, por exemplo, suas roupas, acessórios, cabelo, entre outros elementos do visual precisam de uma certa forma parecer com o dele. Um empresário não comprará de alguém que não parece ser tão bem-sucedido como ele, assim como alguém não visitará um consultório odontológico de um dentista que não tem um sorriso agradável”, finaliza.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 22 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 20 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 22 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 22 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 21 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 21 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia