Aprovação de acordo de saída é suficiente para Brexit, diz UE

Os deputados britânicos votam hoje pela terceira vez o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia

© .

Mundo ROMPIMENTO 29/03/19 POR Lusa

A Comissão Europeia confirmou nesta sexta-feira (29) que uma aprovação do Acordo de Saída pelo parlamento britânico, mesmo sem um voto sobre a Declaração Política, é suficiente para assegurar a saída ordenada do Reino Unido da União Europeia.

PUB

+ Parlamento britânico vota acordo do brexit nesta sexta

"O que posso dizer é que o Acordo de Saída negociado entre as duas partes é de fato suficiente e necessário para assegurar a saída ordenada do Reino Unido", declarou o porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, ao ser questionado durante a conferência de imprensa diária do executivo comunitário sobre se a exclusão da Declaração Política na votação de hoje na Câmara dos Comuns não poderia constituir um problema legal.

Apontando que o texto do Acordo de Saída contempla "em várias partes" as "orientações acordadas entre a União Europeia e o Reino Unido para as relações futuras", o porta-voz acrescentou que, uma vez aprovado, o acordo "tem de ser ratificado por ambas as partes para entrar em vigor".

Os deputados britânicos votam hoje pela terceira vez o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia, mas nesta votação não consta a Declaração Política sobre as relações futuras, ao contrário do que sucedeu nas duas anteriores votações, anunciou na quinta-feira a ministra responsável pelos Assuntos Parlamentares, Andrea Leadsom.

"Como disse hoje na Câmara, a União Europeia só vai concordar com uma prorrogação até 22 de maio se o Acordo de Saída for aprovado esta semana. A moção de amanhã [hoje] dá ao Parlamento a oportunidade de garantir essa extensão", disse.

A votação será feita imediatamente após o debate. Até agora, os dois documentos foram considerados um pacote, mas nas conclusões da reunião de 21 de março, quando estabeleceu dois novos prazos-limite para o 'Brexit' - nos cenários de aprovação ou não do Acordo esta semana (22 de maio e 12 de abril, respectivamente) -, o Conselho Europeu menciona apenas o Acordo de Saída.

A Declaração Política para o futuro das relações entre o Reino Unido e a União Europeia contém orientações para a negociação de um futuro acordo comercial e a cooperação em vários setores, mas não é vinculativa.

Propõe uma parceria econômica "ambiciosa, vasta e equilibrada", que compreende uma área de comércio livre com a UE, sem tarifas, impostos, encargos ou restrições significativas, mas, ao contrário de uma união aduaneira, não impede o Reino Unido de desenvolver uma política comercial independente à margem desta relação.

O Acordo de Saída, de 585 páginas, estabelece os termos da saída do Reino Unido da UE para que se faça de forma ordenada e estabelece um quadro jurídico quando os Tratados e a legislação da UE deixarem de se aplicar ao Reino Unido.

Inclui um protocolo para a Irlanda do Norte, um capítulo sobre os direitos dos cidadãos europeus no Reino Unido e britânicos residentes na UE, um período de transição até ao final de dezembro de 2020 e o pagamento de uma compensação financeira pelo Reino Unido pelas obrigações assumidas enquanto membro da União Europeia, cujo valor o governo britânico estima ser entre 35 e 39 bilhões de libras (40 a 45 bilhões de euros).

O Acordo, juntamente com a Declaração, foram rejeitados no dia 12 de março por 391 votos contra e 242 votos a favor, uma diferença de 149 votos, repetindo a rejeição de janeiro por 432 votos contra e 202 a favor, o que representou uma margem histórica de 230 votos. Com informações da Lusa.

Acompanhe as últimas notícias do mundo em Notícias ao Minuto Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 9 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 9 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 23 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 2 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

brasil Tragédia Há 10 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 9 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Emergência Médica Há 10 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Condenados Há 17 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 9 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama 80s Há 19 Horas

Os casais mais icônicos dos anos 1980