© REUTERS/Vasily Fedosenko
Os ucranianos vão às urnas neste domingo (31) para eleger um novo presidente. O atual mandatário, Petro Poroshenko, corre o risco de perder o posto para o ator e comediante Volodymyr Zelensky, de 41 anos.
PUB
Zelensky lidera as pesquisas de intenção de voto e pode vencer as eleições no primeiro turno. Ele tem sido comparado ao italiano Beppe Grillo, comediante fundador do Movimento Cinco Estrelas (M5S), um dos partidos que hoje forma a coalizão de governo da Itália.
+ Transferência de embaixada para Jerusalém é técnica, diz embaixador
Admirador declarado de Jair Bolsonaro, Zelensky já interpretou um presidente em uma série televisiva nacional de grande sucesso e usa símbolos e nomenclaturas do programa em sua campanha na vida real.
O jovem político se apropriou de discurso contra a corrupção e contra o sistema ucraniano, o que está lhe rendendo atenção da mídia e dos eleitores. Além, é claro, das intenções de voto, já que grande parte da população se diz insatisfeita com os velhos nomes da política e com os constantes escândalos de corrupção.
Já Poroshenko aposta em uma plataforma conservadora e nacionalista para conseguir se reeleger, com o slogan "Forças Armadas! Língua! Fé!". Além dos dois, a ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko também concorre à Presidência. (ANSA)