HPV pode provocar ataques cardíacos, afirma pesquisa

Vírus responsável por câncer, como o da vagina e garganta, pode causar enfartes fatais

© DR

Lifestyle Alerta 01/04/19 POR Notícias Ao Minuto

Uma pesquisa publicada no periódico científico Circulation Research revelou que o vírus do HPV pode aumentar as chances do desenvolvimento de doenças do coração, principalmente quando associadas a outros fatores de risco.

PUB

+ Estudo revela a melhor hora do dia para fazer sexo

No estudo, os investigadores analisaram dados de 60 mil mulheres coreanas entre 2011 e 2016, que possuíam o vírus e não tinham o diagnóstico de complicações cardiovasculares. Levando em consideração fatores como peso, estatura, uso de álcool, IMC e histórico de doenças, os cientistas concluíram que 22% das voluntárias apresentavam uma maior probabilidade de desenvolverem doenças do coração, principalmente enfartes do miocárdio. E as chances eram duas vezes maiores em mulheres que além do HPV, sofriam obesidade ou de síndromes metabólicas.

HPV

Segundo a ginecologista e obstetra Maria Elisa Noriler, o Human Papiloma Virus (HPV), é caracterizado por ser uma doença viral que reside na pele e nas mucosas, tais como: vagina, ânus e pênis. A sua principal forma de transmissão é pelo ato sexual sem preservativo.

"Estima-se que existam mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo alguns deles considerados de alto risco (especialmente o HPV-16 e o HPV-18), pois podem provocam infecções persistentes que podem alterar as células da região e evoluir para o câncer do colo do útero", alerta a ginecologista.

Para identificar o HPV, é importante realizar frequentemente exames ginecológicos, já que se trata de uma doença assintomática.

"Normalmente, a detecção do HPV é realizada por meio de exames de diagnóstico, que vão desde observação das áreas, papanicolau, peniscopia, captura híbrida, colposcopia e até hemograma. A realização desses procedimentos é fundamental para que o tratamento seja realizado adequadamente, reduzindo assim, o risco de complicações e o contágio da doença", finaliza a ginecologista.

Enfarte

De acordo com o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Élcio Pires Júnior, as mulheres que possuem o vírus do HPV devem estar atentas aos sintomas de enfarte, já que os sinais do problema podem confundi-las. "Os sinais de enfarte são diferentes em homens e mulheres, além dos sintomas típicos como dor no peito, náuseas e desmaios, as mulheres podem sentir enjoos, falta de ar, arritmias e fadiga", explica o especialista.

A prevenção do enfarte do miocárdio, assim como todas as outras doenças cardiovasculares, é realizada com uma simples mudança de hábitos: ser mais saudável. "Cuidar da alimentação, praticar atividades físicas diariamente, dizer não ao álcool e ao tabaco são as principais medidas para cuidar da saúde do coração", finaliza o médico.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 15 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 15 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 9 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 16 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 8 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 16 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 11 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 15 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

mundo Estados Unidos Há 11 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA