'Estou no meio desta bagunça', diz gêmeo condenado a pagar pensão em GO

Juiz reconheceu a dupla paternidade biológica e condenou os dois a pagarem pensão alimentícia

© Reprodução / Tribunal de Justiça

Brasil paternidade 03/04/19 POR Folhapress

CLEOMAR ALMEIDA- GOIÂNIA, GO (FOLHAPRESS) - Um dia depois de a Justiça de Goiás divulgar sentença que ordenou dois gêmeos idênticos a pagarem pensão alimentícia a uma menina de oito anos em Cachoeira Alta (231 km de Goiânia), um deles decidiu se manifestar, na noite desta terça-feira (2), dizendo que não tem "nada a ver" com o caso.

PUB

"O processo foi desde o início contra o meu irmão. Estou no meio desta bagunça", afirmou ele, de 31 anos, em nota encaminhada pela sua advogada. A defesa não informou se vai recorrer contra a decisão.

O autor da nota foi o segundo gêmeo a ser chamado ao processo judicial, de acordo com a advogada Geórgia Santos de Jesus. O primeiro acionado pela Justiça negou a paternidade mesmo depois de se submeter, espontaneamente, a exame de DNA e ter confirmada a compatibilidade com a criança.

+ Filho de vereador é encontrado morto em banheiro de prefeitura

No entanto, como são gêmeos univitelinos, ou monozigóticos, o código genético deles é igual. Neste caso, já que nenhum quis assumir a criança, o juiz Filipe Luís Peruca reconheceu a dupla paternidade biológica e condenou os dois a pagarem pensão alimentícia e metade das despesas médicas, odontológicas e escolares.

"Por que ela não procurou um de nós quando a criança nasceu? Porque a menina ficou registrada durante seis anos no nome do cara que ela dizia ser o pai na época, e ela [a mãe] só veio atrás de nós porque quem tinha registrado, quando descobriu que não era o pai biológico, entrou com processo para tirar o nome dele [da certidão de nascimento] da criança. Agora vem dizer que usamos de má-fé?", questiona o autor da nota.

Os nomes das partes do processo não são divulgados por envolver interesse de criança. A mãe da menina, uma jovem de 25 anos, não quis conceder entrevista nesta terça-feira (2). O advogado Evandro de Azevedo Paganini, um dos seus representantes, reforçou a versão que ela contou em entrevista à Folha nesta segunda-feira (1), dizendo que a mulher e um dos gêmeos só se encontraram uma vez e tiveram uma relação casual. Depois, conforme ressaltou Paganini, não houve mais contato entre eles.

De acordo com o advogado da jovem, dias depois de ter mantido relação sexual com um dos gêmeos, ela começou a namorar outro homem, com o qual permaneceu durante quase quatro meses. Nesse período, segundo Paganini, a mulher engravidou e pensou que o então namorado dela era o pai, motivo pelo qual ele registrou a criança.

"No entanto, depois que a menina começou a crescer, o pai dela pediu exame de DNA, que confirmou a incompatibilidade genética dele com a filha registrada. Por isso, o nome dele foi retirado da certidão de nascimento dela", explicou Paganini. Ele acrescentou que os gêmeos foram acionados porque um deles aceitou fazer exame de DNA espontaneamente, mas negou a paternidade, dizendo que o seu irmão seria o pai da criança.

A reportagem não conseguiu contato do primeiro gêmeo a se submeter a exame de DNA e que foi o primeiro acionado na Justiça. A advogada dele, Débora Franco Medeiros, disse que não vai se manifestar.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 13 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 13 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 7 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 14 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 22 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 6 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

brasil Tragédia Há 14 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Emergência Médica Há 14 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 13 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Hollywood Há 9 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio