9 coisas que você precisa saber antes de aplicar toxina botulínica

O procedimento é seguro? Funciona imediatamente? Tire essas e outras dúvidas

© iStock

Lifestyle NEUROTOXINA 04/04/19 POR Notícias Ao Minuto

 

PUB

A aplicação de toxina botulínica para rejuvenescer a face tem ficado cada vez mais popular. Segundo dados divulgados em 2016 pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os procedimentos não cirúrgicos, como o preenchimento e a toxina botulínica, chegam a ocupar 47,5% da agenda de especialistas.

+ Acordar no meio da noite para urinar pode ser sinal precoce de enfarte

Porém, segundo a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Isaps (International Society of Aesthetic Plastic Surgery), muitas pessoas chegam ao consultório com dúvidas sobre o procedimento. Para ajudar quem ainda não tem certeza sobre a aplicação da toxina, a especialista explicou tudo o que você precisar saber antes de aplicar a substância. Confira:

1. Botox é uma marca, o correto é toxina botulínica. “A toxina botulínica é uma neurotoxina que age interrompendo a conexão entre o nervo motor e o músculo, o que paralisa a musculatura. Desse modo, eliminamos as rugas, já que estas são consequências da contração muscular. Logo, os lugares mais comuns para a injeção da substância são a testa e ao redor dos olhos e da boca.”

2. Toxina botulínica não é o mesmo que preenchedor. “Ao contrário da toxina botulínica, os preenchedores injetáveis não são toxinas e sim uma espécie de gel. Utilizando substâncias como o ácido hialurônico e a hidroxiapatita de cálcio, o preenchimento possui indicações diferentes da toxina botulínica e pode ser realizado em diversas áreas e para diversos fins, como dar estrutura ao rosto, conferir volume aos compartimentos de gordura que perderam seu conteúdo com o tempo ou até mesmo preencher pequenas rugas.”

3. Você recebe o que você paga. “Cuidado com aplicações muito baratas da toxina botulínica, pois, apesar de parecerem um bom negócio à primeira vista, estas podem ser feitas com produtos de qualidade duvidosa, o que pode trazer sérias complicações, como irritações, reações inflamatórias, alergia e infecções. A diluição do produto também é importante, pois, se for muito diluído, ficará obviamente mais barato, mas sua durabilidade e efeito serão menores. Além disso, é fundamental também que você se certifique de que o procedimento será realizado por um profissional especializado, o conhecimento da anatomia é fundamental. O procedimento deve ser feito por médico dermatologista ou cirurgião plástico para evitar problemas como a paralização de músculos errados, danos nos nervos e vasos sanguíneos.”

4. Menos é mais. “Cuidado para não aplicar a toxina em excesso e acabar com o rosto congelado, conferindo um resultado exagerado e artificial.”

5. Demora cerca de uma semana para mostrar resultados. “A toxina botulínica não age instantaneamente, demorando alguns dias para esgotar o neurotransmissor entre o nervo e o músculo. Por isso, tenha paciência. Geralmente, após três ou quatro dias você sentirá uma leve restrição de movimento no local da aplicação e apenas depois de uma semana que os resultados ficarão realmente perceptíveis. Mas é importante ressaltar que, em alguns casos, podem levar até duas semanas para os resultados ficarem completamente visíveis.”

6. A utilização como prevenção não é recomendada. “A toxina botulínica é um medicamento, sendo assim é importante tomar cuidado na hora de injetar a toxina botulínica de forma preventiva, pois, apesar da substância ser capaz de retardar o surgimento de rugas e linhas de expressões, você pode acabar tornando-se dependente de seu uso. Logo, na maioria dos casos o melhor é tratar as rugas com a toxina apenas depois destas surgirem.”

7. Sua pele melhora após a aplicação. “Até certo ponto, o movimento restrito da pele causado pela aplicação da toxina botulínica dá chance para o tecido descansar e regenerar, tornando-se mais viçoso e bonito. Porém, isso não significa que você deve relaxar com sua rotina de limpeza e cuidados com a pele, pois esta é fundamental para manter a saúde do tecido em dia.”

8. Rugas e linhas finas não são as únicas indicações para a substância. “Hoje em dia a toxina botulínica possui inúmeras outras indicações, seja no tratamento da acne, hiperidrose, rosácea, cicatrizes e até mesmo depressão. No tratamento de rosácea, por exemplo, a toxina botulínica age diminuindo a inflamação e a oleosidade na pele e regulando o fluxo sanguíneo nos vasos, o que melhora o avermelhamento causado pela rosácea. Já no tratamento da sudorese a substância bloqueia a liberação do suor pelas glândulas sudoríparas na área, sem aumentá-lo em outros lugares do corpo.”

9. A substância pode parar de funcionar. “Tome cuidado para não exagerar nas aplicações e respeite o tempo entre elas indicado pelo seu médico, pois a alta frequência de injeções da toxina pode causar resistência ao produto. Isso por que o organismo é capaz de criar anticorpos contra a toxina botulínica, fazendo com que a substância não tenha mais efeito.”

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama MC Mirella Há 18 Horas

MC Mirella expulsa os pais de casa: "Não quero mais morar junto"

fama Problemas de Saúde Há 18 Horas

Ator da Globo que pediu Pix é novamente internado

politica Bolsonaro Há 16 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

mundo Dominique Pelicot Há 18 Horas

Homem que permitiu estupros da esposa por 10 anos: 'Vou morrer como cão'

politica BOLSONARO-PF Há 9 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

fama Gisele Bündchen Há 17 Horas

Grávida e radiante, Gisele Bündchen exibe barriguinha ao ir à academia

lifestyle Saúde Há 18 Horas

Quatro sinais de que você está consumindo açúcar em excesso diariamente

justica São Paulo Há 16 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

esporte Indefinição Há 10 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama KIM-KARDASHIAN Há 18 Horas

Kim Kardashian sensualiza com seu robô da Tesla, adquirido por R$ 170 mil