Drama na Liberta e Luan fora marcam 1ª frustração em nova era Renato

Começo ruim de Libertadores cria a principal depressão da terceira passagem do treinador pelo comando da equipe

© LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Esporte Grêmio 06/04/19 POR Folhapress

PORTO ALEGRE, RS (UOL/FOLHAPRESS) - Ainda não acabou. O Grêmio tem chances de classificação na Libertadores, mas a situação é bem complicada. Ter começado a competição continental com apenas um ponto em três jogos e a possibilidade de ser eliminado na fase de grupos, além de todo o imbróglio com Luan, cria a primeira frustração da "nova Era Renato" no clube. Até então, mesmo quando foi eliminado, outros fatores falaram mais alto.

PUB

Portaluppi assumiu o Grêmio em setembro de 2016. Naquele ano o time já tinha poucas pretensões no Brasileiro pela série de tropeços que haviam ocorrido com Roger Machado no comando. De cara, o treinador conquistou a Copa do Brasil, tirando o Tricolor de um longo jejum de títulos no âmbito nacional.

No ano seguinte, o tricolor dava valor ao Gauchão e à possibilidade de impedir a sequência de títulos do Inter. Mas a queda prematura para o Novo Hamburgo não criou um problema real para a equipe, já que na Libertadores as coisas estavam indo muito bem. E ainda em seguida o tradicional adversário perdeu a final para o time do Vale dos Sinos e amenizou a eliminação gremista.

A campanha no Brasileiro foi boa, o time mostrou bom futebol e só não sonhou com algo mais por priorizar a Libertadores. E deu certo, a conquista da competição continental abafou qualquer lamentação pela saída da Copa do Brasil, por exemplo.

+ Pressionado, Zé Ricardo vê demissão em pauta pela 1ª vez no Botafogo

E no ano passado o Grêmio seguiu a rotina de conquistas. Ganhou o Gauchão, a Recopa, foi bem novamente no Brasileiro e, em sua avaliação, só não brigou pelo título até as últimas rodadas porque utilizou reservas dando prioridade à Libertadores. Caiu da Copa do Brasil, mas se via bem na competição continental. E a eliminação para o River Plate, ainda que tenha sido dolorida, não causou grande depressão pela forma que ocorreu.

O Grêmio se considerou prejudicado. No jogo de Porto Alegre, a derrota que ocasionou a eliminação, o técnico Marcelo Gallardo desrespeitou a punição que havia sofrido, foi até os vestiários, conversou com os jogadores. O árbitro de vídeo que marcou o pênalti convertido em gol pelos argentinos, segundo o Grêmio, agiu errado ao não marcar toque de mão em outro gol. E a partida foi acabar nos tribunais, com o resultado de campo mantido pela Conmebol, mas o sentimento de eliminação dando lugar ao de injustiça para os gremistas.

Este ano, porém, apenas a boa campanha no Gauchão, um campeonato de força inferior, anima a torcida. O começo ruim de Libertadores cria a principal depressão da terceira passagem do treinador pelo comando da equipe.

"Estamos atentos a tudo e a todos, mas sem fazer tempestade em copo d'água. É para isso que estou aqui, para tranquilizar o torcedor. Mais do que nunca precisamos dele. Momentos difíceis todo mundo passa. E o Grêmio não está num momento difícil, que fique bem claro. Não tivemos resultados bons na Libertadores, mas confio na classificação. É degrau a degrau", disse Portaluppi.

Neste domingo, o Grêmio volta a campo pelo Campeonato Gaúcho. Precisa vencer o São Luiz para se classificar no Estadual. E evitar que a situação fique ainda pior.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 18 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 13 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 19 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 18 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 11 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 17 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 19 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 18 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 18 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 17 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)