© iStock
O chocolate é mais do que um produto familiar: acessível e consumido em todo o mundo, hoje faz parte da nossa alimentação diária, mas há alguns séculos atrás, o "alimento dos deuses" era um produto muito luxuoso e singular. Com a aproximidade da Páscoa, a EHL (Ecole hôtelière de Lausanne), Univesidade de Hospitalidade líder na Suíça e pioneira em proporcionar a melhor formação no setor hoteleiro, convidou Julien Boutonnet, MOF e Chefe da EHL, para listar 20 segredos dos quais você provavelmente ainda não ouvir falar sobre o chocolate, desde sua origem até os seus principais benefícios para a saúde. Se é amante da iguaria, veja como preparar este bolo de chocolate de liquidificador fácil e rápido.
PUB
Embora os suíços não tenham sido os primeiros europeus a terem fabricado chocolate, ele foram pioneiros na adição de leite na fabricação dos produtos em 1875 e em 1879 foi criada a primeira barra de chocolate ao leite como conhecemos hoje. Avanços tecnológicos, ingredientes finos, competição entre as diversas marcas e a paixão nacional dos suíços pela iguaria fizeram com que o chocolate suíço se transformasse e permanecesse com a fama de ser o melhor do mundo. Dessa forma, a EHL faz questão de desvendar mais sobre essa delícia do nosso dia a dia.
1. cacau é originário da Bacia do Rio Amazonas na América do Sul, mas os 2/3 da produção estão atualmente concentrados na Costa do Marfim na África.
2. Chocolate foi consumido pela primeira vez como uma bebida pelos maias e os astecas durante seus rituais. Então, quando chegou a Europa no século 16, esta bebida muito luxuosa foi reservada para a classe alta.
3. A fábrica de chocolate suíça Cailler criou o chocolate ao leite em 1875, adicionando leite em pó à preparação.
4. Os grãos de cacau devem ser fermentados para deixar os sabores sendo desenvolvidos. Então, os grãos são secos e torrados. A casca é finalmente removida para produzir a forma áspera de chocolate: a massa de cacau.
5. Uma barra de chocolate de 100g contém aproximadamente 80 grãos de cacau!
6. O chocolate escuro (que deve conter pelo menos 35% de sólidos de cacau) é o mais saudável. Quando a porcentagem sobe para 70%, surgem notáveis benefícios para a saúde, como a redução do risco de desenvolver doenças cardíacas.
7. O chocolate branco muitas vezes não é considerado chocolate, pois contém apenas manteiga de cacau, açúcar e leite.
8. A qualidade de uma barra depende principalmente dos grãos. A maneira como eles são fermentados e torrados, bem como se todos eles vêm de um mesmo produtor ou não diferenciam um chocolate excelente de um bom.
9. Está provado cientificamente que o chocolate é um dos alimentos mais viciantes.
10. A presença de serotonina no chocolate estimula o cérebro, relaxa o corpo e traz uma forma de felicidade!
11. Um grão de cacau contém cerca de 0,2% de cafeína.
12. Para aumentar o sabor de uma barra, os fabricantes de chocolate geralmente adicionam café ou nozes. Mas muito mais produtos combinam bem com chocolate: você já experimentou uma barra de chocolate quente?
13. A melhor maneira de armazenar chocolate é mantê-lo em local seco e fresco. Uma barra de chocolate não deve ser armazenada na geladeira.
14. O chocolate tem uma temperatura de fusão muito baixa, situada entre 30°C e 32°C. É por isso que se derrete lentamente em nossa boca.
15. Apenas algumas horas são necessárias para transformar o chocolate no produto acabado que será vendido na loja. Em seguida, a barra pode ser armazenada por algumas semanas.
16. A barra de chocolate é naturalmente brilhante quando o chocolate é moldado em um recipiente de plástico.
17. Você sabia que o período mais vendido de chocolate no mundo não é a Páscoa, mas o Dia dos Namorados?
18. Os maiores consumidores de cacau do mundo são Alemanha, Suíça e Bélgica, com até 11 kg de chocolate por ano e per capita.
19. O chocolate ocupa um lugar importante no comércio global: três milhões de toneladas de cacau são trocadas a cada ano.
20. O best-seller da EHL é incontestavelmente a barra de chocolate com leite e avelã! Isso pode estar relacionado à nossa situação geográfica, em Lausanne na Suíça.