Investigação pode tirar Manchester City da Liga dos Campeões

O time está sendo investigado por suspeitas de infrações às regras do Fair Play Financeiro

© Andrew Yates/Reuters

Esporte UEFA 16/05/19 POR Estadao Conteudo

A Uefa confirmou nesta quinta-feira que investiga o Manchester City por suspeitas de infrações às regras do Fair Play Financeiro. A entidade que rege o futebol europeu enviou o caso para um painel de juízes, que podem punir o atual bicampeão inglês até com a exclusão da Liga dos Campeões.

PUB

De acordo com a Uefa, o caso será analisado pela câmara adjudicatória pela Club Financial Control Body (CFCB), órgão responsável por julgar clubes acusados de infringir o Fair Play Financeiro. A entidade não revelou se enviou alguma recomendação à câmara. Não há prazo para o fim da investigação.

O investigador que será responsável pelo caso será Yves Leterme, ex-primeiro-ministro da Bélgica. Outro integrante do grupo é o português José Narciso da Cunha Rodrigues, que também faz parte da Corte Europeia de Justiça, sediada em Luxemburgo.

O Manchester City é acusado de quebrar as regras relativas ao faturamento, ao gasto com transferências de jogadores e aos salários. Uma das possíveis punições, em caso de condenação, é a exclusão da próxima edição da Liga dos Campeões, a principal competição de clubes do mundo.

O painel de investigação de finanças dos clubes da Uefa abriu a investigação em março, levando em conta as informações publicadas pelo Football Leaks, iniciativa jornalística coletiva. Documentos internos do City e e-mails entre executivos do clube foram publicados por uma série de reportagens lideradas pela revista alemã Der Spiegel.

De acordo com a reportagem, integrantes da diretoria do clube enganaram a Uefa por vários anos por ocultar que parte das receitas, que deveriam vir de acordos de patrocínio, vinham na verdade dos próprios proprietários do clube. As regras da Uefa limitam a injeção de dinheiro por parte dos donos.

Há suspeitas de que estes documentos, que foram a fonte das reportagens, foram roubados ou mesmo alvo de hackers. Mas o Manchester City nunca contestou a autenticidade deles. Nesta quinta, porém, o clube se manifestou logo após o anúncio da Uefa. E classificou o caso de "insatisfatório" e chamou o procedimento de "hostil".

"O Manchester City está totalmente confiante em um resultado positivo quando o assunto é considerado por um órgão judicial independente. A acusação de irregularidades financeiras continua a ser totalmente falsa e a consulta do CFCB ignora um conjunto abrangente de provas irrefutáveis fornecidas pelo Manchester City FC à câmara", afirmou o clube, em nota.

No início desta semana, a agência de notícias Associated Press informou que autoridades do clube não estavam cooperando adequadamente com os investigadores da Uefa. Se punido, o clube inglês poderá recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 16 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 16 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 10 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 17 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 9 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 17 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 17 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 12 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 12 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

brasil Tragédia Há 16 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos