Reino Unido e ONU acompanham migrantes venezuelanos em Roraima

A missão inclui reunião de trabalho com o governador do estado, Antonio Denarium

© Nacho Doce / Reuters (Arquivo)

Brasil Fronteira 20/05/19 POR Notícias Ao Minuto

O embaixador britânico no Brasil, Vijay Rangarajan, iniciou hoje (20), uma visita de dois dias ao estado de Roraima para avaliar, in loco, a situação da recepção, interiorização e suporte aos refugiados e migrantes venezuelanos. A missão inclui reunião de trabalho com o governador do estado, Antonio Denarium.

PUB

A visita é organizada pela missão diplomática do Reino Unido no Brasil, com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e a Organização Internacional de Migração (OIM). Entre os locais a serem visitados em Boa Vista, estão instalações de recepção, abrigos para refugiados e migrantes e associações da sociedade civil. O Exército Brasileiro vai expor à delegação o funcionamento da Operação Acolhida e seus resultados até o momento.

“Só uma solução em conjunto pode ajudar a avançar nessa situação. O governo brasileiro, as agências do sistema ONU e as organizações da sociedade civil estão muito engajadas em trazer melhorias nessa situação tão sensível, e o governo britânico está pronto para apoiar”, disse o embaixador.

Segundo Jaime Nadal, representante do Fundo de População das Nações Unidas no Brasil, em casos de emergências humanitárias, como o da Venezuela, “o Fundo de População da ONU é o órgão responsável por prevenir e oferecer respostas para a violência sexual e a violência de gênero e garantir o acesso a serviços em saúde sexual e reprodutiva, especialmente saúde materna e planejamento reprodutivo”.

Estima-se que mais de 7 milhões de venezuelanos precisam de assistência humanitária e cerca de 3,6 milhões estão vivendo fora de seu país.

O Reino Unido investiu US$ 18,4 milhões em apoio aos milhares de venezuelanos refugiados, a maior parte na Venezuela e Colômbia. Deste total, US$ 1,2 milhão foi encaminhado à Federação Internacional da Cruz Vermelha para apoiar suas atividades na região, incluindo o Brasil, onde a organização está focada em prover abrigo, proteção e necessidades urgentes, como saúde. O país também mobilizou recursos para custear profissionais deslocados no curto prazo para o Unicef e Acnur, em Roraima, nos locais onde é necessário. Este pacote se acumula com o financiamento à ONU e ao Movimento da Cruz Vermelha.

Com informações da Agência Brasil 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Investigação Há 7 Horas

Laudo aponta que míssil da Rússia derrubou avião no Cazaquistão

fama Luto Há 10 Horas

Morre ator Ney Latorraca, aos 80 anos

fama Bebê Há 12 Horas

Neymar será pai pela quarta vez e terá segunda filha com Bruna Biancardi

fama Festas Há 11 Horas

Filho de Leonardo, João Guilherme dispensa Natal do pai e passa com Xuxa

mundo Cazaquistão Há 10 Horas

Nevoeiro, aves, míssil russo… O que se sabe sobre a queda de avião?

mundo Avião Há 11 Horas

Corpo é encontrado no trem de pouso de avião no Havai

fama Emergência Médica Há 5 Horas

Internado na UTI, saiba quem é Toguro, influencer indiciado por homicídio

lifestyle Saúde Há 11 Horas

Nariz entupido? Saiba como resolver este incômodo

fama Celebridades Há 20 Horas

Por que esses famosos não comemoram o Natal?

politica Justiça Há 12 Horas

Chefe da PM responsável pela Esplanada sugeriu combinar defesa sobre 8/1