Saiba como identificar os sinais de um relacionamento abusivo
Ministério Público de São Paulo e Microsoft lançaram a cartilha #NamoroLegal com dicas para evitar um parceiro tóxico
Saiba como identificar os sinais de um relacionamento abusivo
Ofensas, xingamentos, constrangimentos, perseguições... Relacionamentos abusivos são mais comuns do que se pensa! E é preciso ficar alerta: o assédio moral e a pressão psicológica também têm um impacto profundo e não podem ser menosprezados ou considerados 'normais'. Até porque, esse tipo de comportamento pode evoluir para casos de violência física.
Muitas pessoas sofrem em silêncio com relacionamentos desse tipo, dos quais não conseguem sair por medo dos parceiros, dependência ou até por vergonha de se expor e de serem julgadas. Felizmente esse problema já vem sendo tratado com maior abertura e seriedade pelas autoridades e pela mídia.
Há cada vez mais informação sobre como identificar uma relação do gênero e onde buscar ajuda. O fato de algumas celebridades já terem sido vítimas de companheiros agressivos e falarem publicamente sobre o assunto também tem ajudado a combater o estigma.
As meninas sofrem mais
As mulheres jovens são o grupo mais vulnerável. No Brasil, 42% das mulheres entre 16 e 24 anos sofreram violência em 2018, de acordo com a Pesquisa Visível e Invisível 2019, promovida pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Com o objetivo de abrir os olhos de muitas vítimas de relacionamentos abusivos, o Ministério Público de São Paulo lançou a cartilha #NamoroLegal, que tem o apoio da Microsoft e traz dicas simples, mas importantes, que vão desde como detectar comportamentos tóxicos a o que fazer quando o parceiro é controlador.
Na galeria, conheça os sinais de alerta de um relacionamento abusivo, de acordo com o guia #NamoroLegal.
© Shutterstock
Dica 1 - Confie na atitude. Não nas palavras
Mesmo no primeiro encontro ou no início do namoro, você já pode ficar atenta aos primeiros sinais no comportamento do parceiro. É importante fazer algumas perguntas a si mesma.
© Shutterstock
Dica 1 - Confie na atitude. Não nas palavras
Você se sente à vontade para falar de tudo com ele ou tem receio de como ele vai reagir em relação a certas opiniões ou a histórias suas do passado? Ele muda de humor repentinamente?
© Shutterstock
Dica 1 - Confie na atitude. Não nas palavras
O seu parceiro já se mostrou explosivo por um motivo banal? Se a resposta foi sim para todas essas perguntas, fique atenta. Por mais que ele peça desculpas e fale coisas românticas, a atitude diz muito de uma pessoa. Quem gosta de verdade aceita, apoia e incentiva. Não anula a outra pessoa.
© Shutterstock
Dica 2 - Seu espaço é só seu
Reserve um tempo só para si. Não deixe de fazer algo que gosta ou de ser como é porque o seu parceiro desaprova. Não faça malabarismos ou force ser algo que não é para agradar a outra pessoa.
© Shutterstock
Dica 2 - Seu espaço é só seu
Valorize o seu espaço, o lugar onde você se sente segura e conectada com sua essência. Esse espaço compreende sua família, amigos, estudo, trabalho, lazer e seu modo de ser. Não deixe seus amigos de lado.
© Shutterstock
Dica 3 - O 'código da boa namorada'
Não existe uma parceira ideal ou perfeita. Em um relacionamento, você não precisa seguir uma lista de comportamentos permitidos ou proibidos para garotas. Muito menos, ter regras impostas pelo namorado.
© Shutterstock
Dica 3 - O 'código da boa namorada'
Respeite seus próprios limites e aprenda a dizer 'não'. Essa pessoa é parte da sua vida, mas não é 'a sua vida'.
© Shutterstock
Dica 4 - A chave da sua vida
Em um relacionamento saudável, cada um carrega a própria chave da sua vida. Isso quer dizer que você não deve deixar as decisões da sua vida nas mãos do parceiro.
© Shutterstock
Dica 4 - A chave da sua vida
Nunca abra mão do seu poder de decisão, no que diz respeito à liberdade pessoal ou trabalho. A partir do momento que abdica disso, você pode ficar dependente e refém desse relacionamento, que pode lhe tornar uma prisioneira. Ninguém pertence a ninguém. Amor não é posse.
© Shutterstock
Dica 5 - Não viva no mundo da lua
Quando estamos muito apaixonados, temos uma tendência em ficar imaginando mil situações, esperando mensagens românticas e idealizando a pessoa amada. É normal às vezes ficar no mundo da lua. Mas não se isole!
© Shutterstock
Dica 5 - Não viva no mundo da lua
Nunca se afaste das pessoas que realmente se importam com você. O isolamento é perigoso e pode lhe deixar refém do parceiro se precisar de ajuda. Se estiver sozinha, isso pode ser usado contra você em um relacionamento abusivo e você pode ser manipulada.
© Shutterstock
Dica 6 - Saia dessa montanha-russa de emoções!
Tem dias que você está radiante e apaixonada e tem outros que bate aquela deprê. Não deixe o humor instável do parceiro lhe afetar. Ou que essa pessoa fique lhe julgando gratuitamente. Ele é muito crítico? Tem a mania de lhe deixar para baixo? Fique atenta à sua autoestima!
© Shutterstock
Dica 6 - Saia dessa montanha-russa de emoções!
Também observe se o temperamento explosivo dele é recorrente, se odeia ser contrariado, se tem a mania de descontar tudo em você, se lhe destrata emocionalmente. Isso é assédio moral.
© Shutterstock
Dica 6 - Saia dessa montanha-russa de emoções!
Reflita ainda se ele ameaçar que vai lhe abandonar ou se diz que ninguém vai te querer.
© Shutterstock
Dica 6 - Saia dessa montanha-russa de emoções!
Você se sente sufocada ou vigiada, mede as palavras ou suas ações com receio de irritá-lo?
© Shutterstock
Dica 6 - Saia dessa montanha-russa de emoções!
O parceiro tem ciúmes dos seus amigos, das suas atividades e da sua família? É paranóico e acha que você dá bola para todo mundo? Ele se estressa e justifica que perdeu a cabeça porque te ama muito? Estranhe!
© Shutterstock
Dica 6 - Saia dessa montanha-russa de emoções!
Seus amigos ou parentes estão preocupados com você? Dizem que você ficou diferente depois do início do relacionamento? Esses são sinais de alerta de um relacionamento abusivo.
© Shutterstock
Dica 7 - Fera não vira príncipe com 'seu amor'
Se o seu parceiro é controlador, isso nunca vai mudar. Não existe essa de que o seu amor, sua paciência e o tempo vão moldá-lo e fazer ele amadurecer. Não há amor capaz de mudar um padrão de comportamento. A fera não vai se transformar no príncipe encantado. Contos de fadas não existem.
© Shutterstock
Dica 7 - Fera não vira príncipe com 'seu amor'
Fique atenta se é um padrão o parceiro te atacar e depois vir desesperado implorar perdão, quando você estiver dando sinais de que não aguenta mais a relação. Esses ataques recorrentes podem ficar mais violentos e se tornarem um perigo para você.
© Shutterstock
Dica 7 - Fera não vira príncipe com 'seu amor'
Quer acabar? Seja assertiva, coloque um ponto final na relação e se cerque dos amigos e da família. Eles sempre vão te apoiar em qualquer decisão que seja para o seu bem!
© Shutterstock
Esses casais da TV também tinham relações tóxicas!
Na TV, não faltam exemplos de pares românticos que reproduziram relacionamentos tóxicos. Apesar de alguns personagens das séries parecerem ter sido feitos um para o outro, a verdade é que em uma análise detalhada esses casais não tinham nada de perfeitos. Eles eram manipuladores, controladores e chegavam a se sabotar mutuamente.
A seguir, saiba mais sobre relações abusivas e evite parceiros como esses!
© BrunoPress
Piper e Alex, 'Orange Is the New Black'
Antes de tudo, o seu parceiro não deve ser a razão pela qual você vai para a prisão. A manipulação, mesmo em nome do amor, ainda é algo horrível!
© BrunoPress
Carrie e Mr. Big, 'Sex and the City'
Big se recusa a se comprometer com Carrie, os dois traem e, parte da série, eles estão infelizes com a relação. E, ainda assim, eles se casam (no filme), mesmo depois do ricaço a ter deixado no altar.
© Getty Images
Jim e Pam, 'The Office'
Eles são um casal icônico das séries de TV. No entanto, Jim beija Pam depois que ela dá um fora nele. Depois, quando estão juntos, ele compra uma casa sem falar com ela e começa uma empresa em outra cidade sem lhe dizer... Um pouco demais, né?
© BrunoPress
Walter White e Skyler, 'Breaking Bad'
Você nunca deve culpar sua esposa e comprometer a integridade moral dela. O relacionamento emocionalmente carregado e instável de Walter White e Skyler chegou a ser um pouco previsível - e no péssimo sentido.
© BrunoPress
Tony e Carmela, 'Os Sopranos'
Tony traiu Carmela sem pestanejar e ela fez de conta que não sabia da vida do mafioso no crime. Mas a verdade era que ela ajudava e ainda era cúmplice.
© BrunoPress
Betty e Don Draper, 'Mad Men'
De longe, pareciam perfeitos, mas os dois tinham tantos problemas separadamente que, quando estavam juntos, explodiam em raiva, culpa e martínis secos.
© BrunoPress
Cristina e Burke, 'Grey's Anatomy'
Os médicos nunca foram felizes apenas por estarem na companhia um do outro. Dr. Burke tentava moldá-la em algo que ela não era, e Cristina estava tentando tirar mais proveito dele do que apenas amor, resultando naquele dia de casamento brutal.
© BrunoPress
Blair e Chuck, 'Gossip Girl'
Os dois pareciam perfeitos com sua química impetuosa e gosto pela manipulação. Mas Blair e Chuck sabotaram o relacionamento deles, os parceiros que vieram a seguir e tentaram controlar a vida de um e do outro. Lembra quando Chuck tentou trocar Blair por um hotel?
© Getty Images
Leonard e Penny, 'The Big Bang Theory'
A inveja e os problemas de comunicação apenas aumentam com o fato de que os dois não têm praticamente nada em comum e constantemente fazem com que o outro se sinta inadequado.
© BrunoPress
Brenda e Dylan, 'Beverly Hills, 90210'
Para se utilizar de um eufemismo, o namoro entre Brenda e Dylan era no mínimo volátil. Falando francamente, o relacionamento desse casal era destrutivo e prejudicial inclusive para as outras pessoas.
© BrunoPress
Cookie e Lucious, 'Empire'
Esse casal iô-iô já protagonizou momentos horríveis. Lembra quando Cookie tentou sufocar Lucious com um travesseiro? E quando Lucious decidiu no último minuto se casar com outra pessoa? Minha nossa...
© BrunoPress
Sam e Diane, 'Cheers'
Esse é um exemplo que define bem as relações tóxicas na TV. Esse casal se separou e reatou inúmeras vezes. E os fãs nem podiam criticá-los, porque depois voltavam a ficar juntos mesmo quando já haviam superado muita coisa. Complicado.
© BrunoPress
Ted e Robin, 'How I Met Your Mother'
Embora a série de humor esteja centrada em torno desses dois, eles eram essencialmente a segunda escolha um do outro, e não dividiam os mesmos objetivos de vida. Além disso, Ted chegou a pedir para Robin se livrar de seus cachorros por ciúmes dos ex-namorados dela!
© Getty Images
Barney e Robin, 'How I Met Your Mother'
Divertidos e aparentemente desencanados, Barney e Robin pareciam combinar. Mas essa relação não era tão boa quanto parecia. Era repleta de mentiras e manipulações.
© BrunoPress
Ross e Rachel, 'Friends'
'Friends' nos mostrou relacionamentos saudáveis, mas o de Ross e Rachel não era um deles. Eles se intrometeram na vida um do outro por anos e só garantiram sua infelicidade e solidão mútua. Além disso, eles não estavam dando um tempo?
© BrunoPress
Luke e Lorelai, 'Gilmore Girls'
Brincadeiras inteligentes são adoráveis, mas certamente não é uma boa base para um relacionamento saudável. Lorelai não contou a Luke sobre seus encontros com Chris, e Luke manteve uma filha em segredo de Lorelai. Pesado!
© Getty Images
Veronica e Logan, 'Veronica Mars'
Logan é horrível com Veronica quando a série começa, ameaçando-a e intimidando-a. Depois, a relação se tornou autodestrutiva também. Essa não é exatamente a receita para um relacionamento saudável.
© Getty Images
Fitz e Olivia, 'Scandal'
O estado civil de Fitz nem é a parte mais tóxica dessa relação. Esse casal quente arruina suas vidas um pelo outro e ainda os fazem mutuamente se sentir infeliz.
© BrunoPress
Aria e Fitz, 'Pretty Little Liars'
Esse relacionamento era problemático desde o início, já que Fitz era seu professor no colégio e explorou a vida da aluna e de seus amigos para escrever um livro.
© Getty Images
Buffy e Spike, 'Buffy, a Caça-Vampiros'
A caça-vampiros e o vampiro estavam fadados a serem tóxicos. A relação começou com manipulação, depois evoluiu para a violência e terminou em sacrifício.
© BrunoPress
Frank e Claire Underwood, 'House of Cards'
Embora tenham sido amáveis em seus momentos de destruição compartilhada, Frank e Claire Underwood também são um dos relacionamentos mais estranhos, mais brutais, distorcidos e manipuladores da história da TV.
© BrunoPress
Doutor e River Song, 'Doctor Who'
Este casal amado é outro difícil de aceitar, mas River não tem um propósito na vida fora o Doutor. E está claro que o protagonista nunca a amará tanto quanto ela o ama.
© Getty Images
Joey e Dawson, 'Dawson's Creek'
Joey se sentia bem consigo mesma quando estava com Pacey. Mas no período que ficou com Dawson, ele ficava de olho em qualquer movimento (e até pensamento) da personagem e a julgou. O protagonista era um querido, mas o seu amor a sufocava e fazia ela se sentir que sozinha não era suficiente.
Leia também: Você sabia que um coração partido pode causar dores físicas?
© Getty Images
Lifestyle
tóxicos
29/06/19
POR Notícias Ao Minuto
Ofensas, xingamentos, constrangimentos, perseguições... Relacionamentos abusivos são mais comuns do que se pensa! E é preciso ficar alerta: o assédio moral e a pressão psicológica também têm um impacto profundo e não podem ser menosprezados ou considerados 'normais'. Até porque, esse tipo de comportamento pode evoluir para casos de violência física.
Muitas pessoas sofrem em silêncio com relacionamentos desse tipo, dos quais não conseguem sair por medo dos parceiros, dependência ou até por vergonha de se expor e de serem julgadas. Felizmente esse problema já vem sendo tratado com maior abertura e seriedade pelas autoridades e pela mídia.
Há cada vez mais informação sobre como identificar uma relação do gênero e onde buscar ajuda. O fato de algumas celebridades já terem sido vítimas de companheiros agressivos e falarem publicamente sobre o assunto também tem ajudado a combater o estigma.
As meninas sofrem mais
As mulheres jovens são o grupo mais vulnerável. No Brasil, 42% das mulheres entre 16 e 24 anos sofreram violência em 2018, de acordo com a Pesquisa Visível e Invisível 2019, promovida pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Com o objetivo de abrir os olhos de muitas vítimas de relacionamentos abusivos, o Ministério Público de São Paulo lançou a cartilha #NamoroLegal, que tem o apoio da Microsoft e traz dicas simples, mas importantes, que vão desde como detectar comportamentos tóxicos a o que fazer quando o parceiro é controlador.
Na galeria, conheça os sinais de alerta de um relacionamento abusivo, de acordo com o guia #NamoroLegal.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA