Instituto prevê o pior Dia das Mães em vendas desde o Plano Collor

Pelo levantamento, 70% dos pesquisados disseram que pretendem presentear suas mães. No entanto, o tíquete médio das compras neste ano será de R$ 52, valor 20% menor o tíquete do ano passado, de R$ 65

© Reuters

Economia Em Baixa 10/05/15 POR Notícias Ao Minuto

Considerado pelo comércio como o Natal do primeiro semestre, o Dia das Mães deste ano deverá apresentar o pior resultado de vendas desde o Plano Collor, na década de 90. É o que prevê o assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Fábio Pina. Ele toma como base uma pesquisa feita nos últimos dias.

PUB

Pelo levantamento, 70% dos pesquisados disseram que pretendem presentear suas mães. No entanto, o tíquete médio das compras neste ano será de R$ 52, valor 20% menor o tíquete do ano passado, de R$ 65. O curioso, de acordo com Pina, é que neste ano o consumidor está falando a mesma língua do empresário, que por definição, costuma ser mais "chorão".

"O empresário está esperando uma queda 9% nas vendas em termos nominais. Descontada a inflação, esta queda sobe para 20%, a mesma prevista pelo consumidor para o valor médio das compras", disse o assessor econômico da FecomercioSP.

"É uma sinalização ruim porque o Dia das Mães é o Natal do primeiro semestre", reiterou Pina. O economista lembra que a FecomercioSP já vem alertando há mais de dois anos que as vendas deixariam de ter força para sustentar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

"O Dia das Mães deste ano vai mostrar que não estávamos errados. O pior é que não teremos mais tempo de recuperar o crescimento neste ano", avisa Pina. É muito difícil, de acordo com ele, reverter este quadro de queda das vendas em momento de menor oferta de crédito, taxa de desemprego crescente e nível de confiança no patamar mais baixo da história tanto para empresários quanto para os consumidores.

Outra informação desfavorável diz respeito às contratações de mão-de-obra temporária pelo varejo para atender as vendas do Dia das Mães. Normalmente, de 10% a 15% dos varejistas reforçam seus quadros de funcionários com empregados temporários nesta época. Neste ano, apenas 5% disseram que poderiam contratar para o Dia das Mães.

"O Dia das Mães neste ano será uma data simbólica da crise que estamos falando", concluiu o assessor econômico da Fecomercio-SP. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jhei Soares Há 8 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

justica Sete Lagoas Há 11 Horas

Adolescente é estuprada, atropelada e morta após festa em MG

fama Liam Payne Há 22 Horas

Fotografia de Liam Payne antes de morrer gera revolta nas redes sociais

mundo Austrália Há 11 Horas

Cobra atrasa voo na Austrália e é removida por passageiro famoso

fama Liam Payne Há 10 Horas

Relatório aponta que Liam Payne tentou escapar do quarto antes de morrer

lifestyle Dicas Há 9 Horas

Descubra itens que devem ser guardados na geladeira e você não sabia

fama Briga! Há 1 Hora

Andressa Urach é agredida em festa e leva 4 pontos no rosto

brasil Trabalho temporário Há 9 Horas

Trabalho temporário? Saiba os seus direitos e como evitar prejuízos

fama FERNANDA-TORRES Há 21 Horas

Fernanda Torres mostra ida a túmulo de Eunice Paiva

fama JOÃO-REBELLO FERNANDES Há 20 Horas

Irmã do ex-ator mirim João Rebello desabafa um mês após sua morte