Número de vistos para brasileiros nos EUA bate recorde em 2014
Somente no ano passado, foram liberadas 1,075 milhão de autorizações para brasileiros
© DR
Brasil Embaixada
O número ultrapassou o pico registrado em 2012, quando 1,039 milhão de brasileiros tiveram permissão para visitar ou trabalhar nos EUA; informa o Jornal Folha de São Paulo.
Segundo os dados divulgados pela embaixada americana, esse ritmo de emissões vinha sendo crescente desde 2005. Embora o ano de 2013 tenha sido uma exceção, quando houve uma pequena redução no número de liberações.
"Quando viemos renovar o visto do meu marido, no ano passado, o processo já estava bem mais rápido e prático. Agora, neste ano, o meu também venceu. Então, viemos fazer a minha renovação", conta a professora Marcela Bovo de Sousa, 32.
Ela vive em Goiânia e teve de viajar até Brasília, onde há um CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e uma Seção Consular.
Para renovação do documento, os turistas brasileiros são dispensados de passar por nova entrevista na Seção Consular, o que acelera o processo. É necessário apenas apresentar a documentação solicitada no CASV para tirar foto e fazer registro das digitais.
Processo
Uma das dificuldades para os brasileiros que não dominam o idioma inglês são os formulários, contudo, já surgiram empresas especializadas em assessorar o preenchimento das fichas.
Airton Rodrigues, 20, e o irmão Leandro, 24, trabalham em uma dessas empresas, em frente ao CASV de Brasília.
"Tem muita gente que se esquece de imprimir ou não sabe responder a todas as perguntas", diz Airton.
Conforme informações divulgadas pela embaixada americana, mais de 90% dos pedidos de visto feitos por brasileiros são aceitos.
Ainda de acordo com a embaixada, o tempo de espera para agendar uma entrevista é de menos de quatro dias em todo o país. Já o processo todo, desde a solicitação até o recebimento do visto leva, em média, dez dias.
Promessa
Desde 2010, vistos para visitantes brasileiros valem até dez anos. Mas Brasil e EUA estudam a possibilidade de eliminar essa exigência.
Segundo o Itamaraty, há intenção dos dois países em estabelecer a isenção de vistos, e o compromisso para isso foi firmado em 2012 pela presidente Dilma Rousseff em visita a Washington.
No entanto, ainda não há qualquer decisão. Quando tomada, precisará ser bilateral, o que significa que para americanos, a entrada no Brasil também passará a ser permitida apenas com a apresentação de um passaporte válido.