ONG quer que Dilma divulgue antes no País plano de combate
Plano definirá as medidas que o País adotará para cortar emissões de gases de efeito estufa e proteger a população, os ecossistemas e a infraestrutura dos efeitos das mudanças climáticas
© Reuters
Brasil Aquecimento
O Observatório do Clima pediu nesta quinta-feira, 17, à presidente Dilma Rousseff que antecipe a divulgação do plano de combate ao aquecimento global que o governo pretende levar à conferência de Paris, em dezembro.
Conhecido como INDC, esse plano definirá as medidas que o País adotará para cortar emissões de gases de efeito estufa e proteger a população, os ecossistemas e a infraestrutura dos efeitos das mudanças climáticas. Em 2 de setembro, o Observatório do Clima apresentou em Bonn, na Alemanha, o "INDC da sociedade civil", lançado em junho em São Paulo. A proposta orienta sobre como o Brasil pode limitar suas emissões de gases de efeito estufa a 1 bilhão de toneladas de dióxido de carbono equivalente até 2030. O documento sugere a neutralidade de carbono no mundo em 2050, reduzindo assim o risco de mudanças climáticas graves.
No caso do documento do governo, o Observatório do Clima pede, em carta enviada a Dilma, que seja realizada uma reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas para a apresentação dos números que deverão constar na INDC antes de seu registro na Convenção do Clima, além das premissas, modelagem e dos cenários usados em sua elaboração.
Dilma deve anunciar a INDC no próximo dia 27, numa reunião da ONU em Nova York, e o prazo para registro das INDCs dos países signatários da Convenção do Clima se encerra em 1º de outubro. Com informações do Estadão Conteúdo.