Manifestantes levam boneco inflável e faixas para porta do TCU
Representantes dos grupos "Vem Pra Rua", "Nas Ruas Contra a Corrupção", "Brasil Livre", "Eu te amo meu Brasil" e "Movimento Brasil" estão na porta do Tribunal de Contas da União
© DR
Brasil Pedaladas
Cerca de 40 manifestantes de grupos como "Vem Pra Rua", "Nas Ruas Contra a Corrupção", "Brasil Livre", "Eu te amo meu Brasil" e "Movimento Brasil" estão na frente do Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quarta-feira (7) acompanhando a sessão que analisa as contas da presidente Dilma Rousseff em 2014, reporta o G1.
O julgamento trata das
"pedaladas fiscais", manobras para aliviar, momentaneamente, as contas públicas, como os atrasos nas transferências do Tesouro Nacional a bancos públicos, para pagamento de programas sociais. O TCU avalia se esses movimentos financeiros feriram a Lei de Responsabilidade Fiscal.
"Estamos aqui dando apoio a reprovação das contas do governo. Chances já foram dadas para explicação, mas nenhuma delas é cabível", afirmou Ricardo Honorato, um dos manifestantes. "É também um apoio aos ministros do TCU, inclusive ao [relator Augusto] Nardes, que
sofreu ameaças. O governo não respeita a instituição", disse Dennis Heiderick, 24 anos, que garante ter dormido em barraca montada em frente à Corte.
Os manifestantes levaram um boneco inflável da presidente Dilma, cartazes e faixas com frases como "pedaladas fiscais da Dilma? O Brasil exige parecer técnico!". Uma manifestante "fantasiada" de Dilma (foto abaixo) arrancou risos dos seguranças do Tribunal.