Meteorologia

  • 05 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Segunda cidade com mais mortes por covid no Rio, reabre comércio

O município da Baixada Fluminense tinha até esse domingo 1.184 casos confirmados do novo coronavírus, com 182 mortes

Segunda cidade com mais mortes por covid no Rio, reabre comércio
Notícias ao Minuto Brasil

09:38 - 25/05/20 por Estadao Conteudo

Brasil Duque de Caxias

Segundo município com maior quantidade de mortes por covid-19 no Estado do Rio e com índice de mortalidade pela doença de 15,3% em relação ao total de infectados, a cidade de Duque de Caxias afrouxou as normas de isolamento e reabriu seu comércio nesta segunda-feira, 25.

O município da Baixada Fluminense tinha até esse domingo 1.184 casos confirmados do novo coronavírus, com 182 mortes. Apesar da alta taxa de mortes pela doença, o prefeito de Caxias, Washington Reis (MDB), assegura que o afrouxamento das regras de isolamento é seguro.

Veja também: Brasil registra 653 novas mortes por coronavírus nas últimas 24h

Questionado sobre qual o embasamento para reabrir o comércio, o prefeito declarou à TV Globo que "é com base no dia a dia", e acrescentou que o sistema de saúde do município está preparando para atender os infectados pela covid-19.

"Duque de Caxias, nós criamos uma infraestrutura de saúde, não é de hoje. Não foi por causa do coronavírus", declarou Reis, afirmando ainda que o município ampliou sua rede de atendimento nos últimos 42 dias. O curioso é que o próprio Washington Reis foi diagnosticado com covid-19 em abril, mas preferiu se tratar em um hospital particular na zona sul do Rio.

O decreto que autoriza a reabertura geral do comércio impõe algumas regras. Entre elas está a exigência aos clientes para que utilizem máscaras. Os comerciantes, por sua vez, devem fornecer os equipamentos de proteção aos funcionários, disponibilizar álcool em gel e limitar o atendimento ao público a 30% da capacidade de lotação.

Veja também: Só um em cada três pacientes graves sobrevive no Brasil, diz pesquisa

Campo obrigatório