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Campanhas do governo não focam prevenção contra Covid-19, diz TCU

A conclusão consta de relatório do TCU (Tribunal de Contas da União) que analisou gastos da Secom (Secretaria de Comunicação), do governo Jair Bolsonaro (sem partido), no ano passado

Campanhas do governo não focam prevenção contra Covid-19, diz TCU
Notícias ao Minuto Brasil

15:07 - 07/02/21 por Folhapress

Brasil CORONAVÍRUS-GOVERNO

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O governo federal gastou a maior parte dos recursos destinados a campanhas publicitárias de enfrentamento à Covid-19 na divulgação de medidas econômicas, e não em informações sobre prevenção da nova doença.


A conclusão consta de relatório do TCU (Tribunal de Contas da União) que analisou gastos da Secom (Secretaria de Comunicação), do governo Jair Bolsonaro (sem partido), no ano passado.


Dos R$ 83,6 milhões gastos em campanhas publicitárias para a pandemia, apenas R$ 800 mil foram usados em uma ação para divulgar informações sobre o coronavírus, como prevenção, sintomas e medidas a serem adotadas em caso de suspeita de contágio.


O restante do dinheiro foi gasto em campanhas para mostrar ações do governo voltadas para a retomada econômica. Foram cinco peças publicitárias, no total de R$ 82,8 milhões, com informações "para amenizar os impactos sociais e econômicos causados pelo isolamento social".


A Secom afirmou, em nota, que as campanhas foram feitas para divulgar "ações adotadas pelo governo federal nas diversas áreas de atuação".


Uma das campanhas, com valor de R$ 5,3 milhões, tinha como mote "trabalhar para proteger a vida e os empregos". "Esse é o nosso compromisso", dizia o narrador no vídeo, com imagens mostrando ruas vazias em cidades brasileiras.


Além disso, a peça também anunciava outras medidas adotadas por Bolsonaro, como o investimento de R$ 16 bilhões na compra de respiradores, ventiladores pulmonares, equipamentos de segurança e medicamentos.


O Ministério da Cidadania gastou R$ 35 milhões, enviados pela Secom, em uma única campanha. A pasta cuida de temas sociais do governo, como auxílio emergencial e Bolsa Família.


Segundo o relatório do TCU, foram veiculadas na televisão aberta 422 inserções de filmes de 30 segundos e 22 ações de merchandising de 60 segundos.


O governo explicou ao tribunal de fiscalização que a campanha foi feita com o objetivo de "demonstrar o compromisso do governo com o desenvolvimento de ações que visem o bem-estar e proteção social da população".


Foram selecionadas 15 emissoras religiosas e 7 do agronegócio, que, segundo a Secom, possuíam a maior cobertura dentro dos segmentos.


Outra campanha, que também divulgou ações do governo, custou R$ 30 milhões, e desta vez em repasses feitos ao Ministério da Saúde. Até mesmo nesse caso medidas de prevenção contra o novo coronavírus não foram o foco.


As ações foram destinadas a promover programas do governo para a retomada das atividades econômicas. A justificativa foi "renovar as esperanças do brasileiro para que voltem a acreditar no Brasil com otimismo".


Não houve prestação de contas do resultado da campanha por parte da Secom ao TCU.


Na única campanha feita para divulgar informações relevantes à população sobre o novo coronavírus, realizada em março de 2020, o tribunal destacou possíveis irregularidades.


O relator do processo, ministro Vital do Rêgo, disse que "chama a atenção" o fato de que a campanha teve um custo de R$ 800 mil "apenas com a elaboração do material a ser divulgado, pagos à agência de publicidade escolhida".


"A divulgação desse material ocorreu de forma voluntária pelos veículos de divulgação que se interessaram pelo conteúdo e que aderiram à causa de enfrentamento da pandemia da Covid-19", disse.


A campanha foi veiculada em redes de televisão (abertas, fechadas e religiosas), rádios, redes sociais e sites de entretenimento, como de games.


Em nota, a Secom afirmou que a campanha sobre formas de prevenção, principais sintomas e que medidas precisam ser adotadas em caso de suspeita de contágio custou R$ 638.954 dos R$ 800 mil empenhados.


De acordo com a secretaria, a veiculação das peças produzidas ocorreu sob a "forma pró-bono, por adesão voluntária de veículos de divulgação que se interessaram pelo conteúdo da ação, considerando o assunto de interesse geral e ainda pouco conhecido naquela ocasião".


"Desse modo, entendemos que não há que se falar que 'não houve checagem ou simulação dos resultados'. Os resultados existem a partir da simulação do que se teria pago, caso a veiculação não tivesse sido por adesão voluntária dos veículos que participaram", disse a Secom.


Em março do ano passado, a Justiça Federal no Rio de Janeiro chegou a suspender a campanha publicitária "O Brasil não pode parar". Ela criticava o isolamento social como estratégia para o combate à Covid.


A medida foi tomada sob o argumento de que a campanha colocava em risco o direito constitucional da população à saúde.


A peça foi publicada no perfil oficial do governo federal no Instagram e dizia que o distanciamento deveria se restringir apenas aos idosos, grupo de risco da doença.


Diante das campanhas da Secom, técnicos do TCU concluíram no relatório que o perfil de gastos do governo federal com o combate à pandemia "indica uma opção política" em priorizar a proteção econômica, assim como na gestão Donald Trump nos EUA.


Além disso, eles afirmaram que a postura da gestão Bolsonaro permite inferir haver priorização na manutenção de funções essenciais de suporte à sociedade, "tais como a cadeia logística de alimentação e da infraestrutura".


A Secom, por sua vez, afirmou que os trabalhos publicitários foram feitos para divulgar ações em "saúde, economia, infraestrutura, ciência e tecnologia, na assistência social, entre outras, com o objetivo de atenuar os efeitos da crise provocada pela pandemia".


"Por fim, vale ressaltar que as ações realizadas pela Secom não totalizam todas as ações de comunicação com a temática da emergência sanitária decorrente da pandemia provocada pelo novo coronavírus, tendo o assunto sido objeto de campanhas também de outros órgãos de governo, a exemplo dos Ministérios da Saúde, da Cidadania e do Turismo", afirmou a Secom.

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