Capital fluminense vacina menos da metade das crianças esperadas nos postos
O cronograma por faixa etária, previsto pela prefeitura, termina nesta terça-feira, com a vacinação de meninos de 5 anos. A partir de amanhã (9) começa a repescagem para todas as crianças com 5 anos ou mais
© Getty
Brasil VACINAÇÃO-RIO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A cidade do Rio de Janeiro vacinou, contra a Covid-19, menos da metade das crianças de 5 a 11 anos esperadas nos postos.
De acordo com dados disponíveis no Painel Rio Covid-19, da prefeitura carioca, 44,6% das 560,2 mil crianças nessa faixa etária foram vacinadas. As informações são da Agência Brasil.
Atualizados nesta terça-feira (8), os números mostram que 249.801 crianças receberam ao menos uma dose do imunizante na cidade, e 310.426, nenhuma. O cronograma por faixa etária, previsto pela prefeitura, termina nesta terça-feira, com a vacinação de meninos de 5 anos. A partir de amanhã (9) começa a repescagem para todas as crianças com 5 anos ou mais.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) diz que tem reforçado constantemente a importância de os pais levarem os filhos para serem imunizados contra covid-19. De acordo com a SMS, a partir de amanhã (9), toda a população com 5 anos ou mais poderá se vacinar. A repescagem será permanente.
Para incentivar a adesão à vacinação, a secretaria entrega a cada criança vacinada um "certificado de coragem". Algumas unidades ainda foram decoradas e promoveram atividades lúdicas para atrair o público infantil, criando um ambiente agradável e acolhedor, acrescentou a secretaria.
Além disso, a SMS diz que, em ação conjunta, as secretarias municipais de Saúde e de Educação do Rio de Janeiro farão a busca ativa das crianças que, por algum motivo, ainda não se vacinaram. A vacinação será agendada em cada escola durante todo o mês de fevereiro.