Há dois anos o médico Oswaldo Garcia Junior, proprietário do Criadouro Conservacionista São Francisco de Assis, em São Paulo, luta na Justiça para ter de volta o leão Rawell. De acordo com a reportagem do portal G1,o
leão africano foi sequestrado do centro de reabilitação pelo antigo dono
e levado para Maringá (PR). O caso ganhou repercussão nacional pelas circunstâncias do sequestro.
O ex-proprietário do leão,Ary Silva, admitiu ter invadido o criadouro no interior de São Paulo durante a madrugada de 1º de maio de 2014. Rawell foi dopado, arrastado até uma jaula e transportado em uma caminhonete. Câmeras de segurança registraram toda a ação.
“Eu fiquei muito revoltado. O Rawell chegou numa situação deplorável, a gente não podia nem chegar perto dele ou do recinto. Com o passar do tempo, com respeito e carinho, ele passou a ser um companheiro, um amigo. A minha vida não é mais a mesma desde que ele partiu”, diz Garcia Junior.
Desde a data do sequestro, o médico tenta reaver a guarda do animal judicialmente, alegando que possui um termo de doação assinado pelo antigo proprietário. Atualmente, por determinação do Ibama, o leão vive no zoológico de Curitiba (PR).