Dia 1º de maio será marcado por atos a favor e contra impeachment
Lula e Dilma participam, neste domingo (1º), do ato no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Já os deputados Paulinho da Força (PDT) e Major Olímpio (SD-SP), marcam presença na zona norte da capital
© Joel Veiga
Brasil Dia do Trabalho
As principais centrais sindicais e movimentos sociais do país vão às ruas neste domingo (1º), nos atos convocados por ocasião do Dia do Trabalho. Juntos, CUT, CTB, Intersindical, MST, MTST, CMP, e todas as mais de 60 entidades que formam as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo vão denunciar o processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff.
“O projeto do Temer e dos empresários que financiam o golpe é extinguir ou reduzir programas sociais e direitos conquistados com muita luta como carteira assinada. Eles já falaram em acabar com a política de valorização do salário mínimo e fazer reforma na previdência, como querem os patrões. E como diz o jornal O Globo de hoje ‘privatizar tudo que for possível’”, afirma o presidente da CUT, Vagner Freitas.
O ex-presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff confirmaram presença na celebração do 1º de Maio, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. O evento tem início previsto para as 10h. Outras lideranças petistas, como o prefeito Fernando Haddad, também foram convidadas. Lula agendou sua participação para as 13h e Dilma, para as 14h. Ambos falarão ao público presente.
O evento da CUT começa às 10h. À tarde estão confirmadas as participações de Beth Carvalho, Martinho da Vila, Detonautas, Chico César e Luana Hansen. Haverá também feira gastronômica, unidades móveis de atendimento, atrações para as crianças e outros serviços à população.
Protestos contra
No lado oposto, a Força Sindical organiza manifestações na zona norte de São Paulo, com presença confirmada de deputados federais que fizeram campanha pelo impeachment, como Carlos Sampaio (PSDB-SP), André Moura (PSC-SE), Major Olímpio (SD-SP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ).
De acordo com as informações da Folha de S. Paulo, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que em 2015 participaram das festas de 1º de Maio da Força Sindical, neste ano não devem comparecer.
"Em vez de chamar estrelas, preferimos dar preferência a nomes que brilharam na condução do processo de impeachment", justifica o presidente da central e deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, um dos principais articuladores
do impeachment de Dilma na Câmara, e aliado de primeira hora de Eduardo Cunha.
Também foram convidados a senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), o governador Geraldo Alckmin (PSDB). "Vai ser um contraponto com o 1º de Maio do PT. E é uma oportunidade para explicar um pouco para as pessoas que vão estar lá como foi o processo de impeachment e como vai ser o futuro, como a gente imagina que o governo Temer pode conduzir a economia", diz Paulinho.
O evento começa às 7h, com apresentação de cantores sertanejos. Os principais artistas, como Gusttavo Lima, Michel Teló, Paula Fernandes e Eduardo Costa, se apresentam após as 9h. O ato político está previsto para as 11h.
Confira a lista dos lugares com protestos pró Dilma:
Alagoas
Cidade: Maceió
7hs - Concentração no Posto 7 (Praia) caminhada até Alagoinha (2 KM)
Por volta das 12hs, termina com Ato Político e Cultura pela Democracia – Movimento Sindical e Movimentos Sociais.
Bahia
Cidade: Salvador
11h - Ato político, ecumênico e cultural em defesa da democracia, contra o golpe e por direitos, no Farol da Barra.
Outras 13 cidades terão atos na Bahia:
Itabuna, Eunápolis, Vitoria da Conquista, Paulo Afonso, Camaçari, Vale Jiquiriçá, Valença, Santo Antônio de Jesus e outras
Ceará
Cidade: Fortaleza
8h - Concentração na Areninha do Pirambu. Logo após terá uma caminha pela Avenida Presidente Castelo Branco e encerramento com ato político no Cuca da Barra.
Cidade: Icó-CE
7h30 - Concentração no Balão de Padre Cícero
Distrito Federal
Brasilia inicia as comemorações no dia 30
A CUT Brasília realizará uma Virada Cultural (Eixo Monumental Setor Divulgação Cultural - estacionamento da Funarte - entre a Torre de TV e a Funarte) a partir das 16h do dia 30 de abril até o dia 1º de maio.
A virada terá apresentação teatral para as crianças e a partir das 19h shows com artistas da cidade.
No dia 1º será realizado um ato unificado com as frentes e logo após o ato, enceramento com uma roda de samba.
Espírito Santo
Cidade: Vitória também inicia as comemorações no dia 30
30/04 – 10hs - Feria da Agricultura Familiar e Economia Solidária no Espaço Vida Saudável
19hs – Luau com Preta Roots e Renato Casanova
01/04 – 07hs – Concentração e Caminhada da Praça dos Namorados até o Espaço Vida Saudável
10hs - Feria da Agricultura Familiar e Economia Solidária no Espaço Vida Saudável.
11hs – Ato Político e show com Mano Feijó, Gang Sem Frescura e Bloco Bleque
Goiás
Cidade: Goiânia também inicia no dia 30
10h – Tem virada do Dia 30/04 ao dia 1º/05. No sábado a atividade começa 10h, na Praça do Trabalhador. No domingo, a festa continuará com apresentações musicais e ato político.
Maranhão
Cidade: São Luis
9h – dia 1º – Caminhada do Trabalhador, na Praça João Lisboa
Mato Grosso
Cidade: Cuiabá
15h – dia 1º Caminhada saindo do INCRA-CPA até Praça Cultural CPA II, onde acontecerá a partir das 17 horas - Ato Político pela Democracia com atividades Culturais
Minas Gerais
Cidade: Belo Horizonte
10h – dia 1º/05 - Ato em defesa da democracia e contra o golpe. Marcha da Praça Afonso Arinos até a Praça da Liberdade; Ato político-cultural na Praça da Liberdade; Lançamento do Acampamento da Democracia.
Pará
Cidade: Belém
8h – dia 1º - Ato cultural na Praça da República, com café da Acolhida, com participação dos Movimentos Sociais.
Paraíba
Cidade: João Pessoa
Ato “Democrassoca” uma alusão aos muriçocas do Miramar um bloco de carnaval. Sairá da praça das muriçocas até o busto de Tamandaré. Com manifestações culturais e políticas
Paraná
Cidade: Curitiba
29/04 - O ato lembrará um ano do massacre contra os professores. A concentração começa às 14h, na Praça Rui Barbosa.
Pernambuco
Cidade de Recife
Acampamento desde o dia 25 na Praça do Derby
No dia 1º, caminhada a partir das 9hs pelo centro de Recife, terminando na Rua da Moeda (Recife Velho). Ato Político a partir das 12hs e a partir das 14hs Ato Cultura (Junto com tradicional Festa da Lavadeira)
Piauí
Cidade: Teresina
Café da Manha com [email protected], na praça Rio Branco às 9 horas da manhã de sábado dia 30 nesse evento dialogaremos com a população sobre Democracia, direitos ameaçados, impeachment é golpe e panfletagem todas entidades que tiverem interesse na pauta venham lutar conosco por um Brasil melhor para [email protected]!!!
Rio de Janeiro
Cidade: Rio de Janeiro
Dia 29 – Ato da Frente Brasil Popular a partir das 18hs na Lapa – Encerramento com Show Arlindo Cruz
Dia 30 – Viradão (de sábado para Domingo) a partir das 20hs na Lapa com a Juventude, Várias atrações culturais
Dia 01 – 1º de Maio da CUT – A partir das 14 horas na Lapa – Roda de Samba com diversas atrações Culturais .
Rio Grande do Norte
Cidade: Natal
9h - dia 1º - Grande ato de resistência ao Golpe, concentração na Praça das Flores, em Petrópolis. Em seguida, os trabalhadores e trabalhadoras, seguirão em caminhada até a Praia do Meio, onde um ato de rua encerrará o nosso grande ato.
Cidade: Mossoró
Dia 29/04 – 17h30 – Mulheres Abraçam Dilma – Memorial da Resistência
20h00 – Roda de Conversa sobre Conjuntura e as consequências para a Classe trabalhadora – Praça da Igreja Alto da Conceição.
Dia 30/04 – 17h30 - Roda de Conversa sobre Conjuntura e as consequências para a Classe trabalhadora – Praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima
Rio Grande do Sul
Cidade: Porto Alegre
10h – dia 1º - Ato junto ao Monumento do Expedicionário, no Parque da Redenção com movimentos sindical e sociais
Rondônia
Cidade: Porto Velho
16h - Ato Político / Cultural – Praça Madeira Mamoré (Ponto Turístico da Cidade). Como é um local turístico, será feito panfletagem, falas e atividades culturais para conscientizar as pessoas Pela Democracia e contra Golpe.
Roraima
Cidade: Boa Vista
Dia 01 – Encontro na sede da FETRAFERR Com trabalhadores rurais e Urbanos
Das 08 às 18 horas – Ato pela Democracia
São Paulo
Cidade: São Paulo
01/05 - Assembleia Popular da Classe Trabalhadora contra o Golpe, na Defesa da Democracia e Por Nossos Direitos, no Vale do Anhangabaú a partir das 10h.
Cidade: Sâo Sebastião (Praia do Camburi)
01/05 – Caminhada dos Trabalhadores às 7h, na Praça dos Namorados
Cidade: Campinas
01/05 – As 9hs missa dos Trabalhadores – Catedral Metropolitana de Campinas
A Partir das 14 horas – Ato Político e Cultural – Praça de Esportes Amil Rached
Cidade: Bauru
01/05 – A partir das 18 horas - Local: Vitória Regia – Ato político, shows e roda de samba
Cidade: São Bernardo
A Partir das 10 horas – Local Espaço de Eventos Poliesportivos (Av. Kennedy)
Santa Catarina
Cidade Florianópolis:
Dia de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras - 15h – Largo da Alfandega
Cidade Chapecó:
Mateada dos trabalhadores contra o Golpe e em Defesa da Democracia – 16h – Em frente a Igreja Católica do Bairro Colatto
Cidade Joinville:
Encontro pela Democracia – 9h30 – Parque da Cidade
Cidade Laguna:
Ato em Defesa da Democracia e dos nossos Direitos – 15h – Próximo Ponte Anita Garibaldi em Cabeçudas.
Cidade Blumenau:
Classe Trabalhadora em Defesa da Democracia - 15h – Praça Dr. Blumenau
Sergipe
Cidade: Aracajú
A partir das 14h deste domingo, a Praça da Juventude no Conjunto Augusto Franco será o palco da Assembleia dos Trabalhadores contra o golpe.