Cadastramento biométrico termina nesta quarta em todo Brasil
Quem não fizer o cadastramento nas 22 cidades onde a convocação foi realizada não poderá votar este ano em prefeito e vereador
© Reuters
Brasil Eleitores
Termina nesta quarta-feira (4) o prazo para recadastramento biométrico, emissão do primeiro título e mudança de domicílio eleitoral. Embora o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tenha estendido por mais um mês o prazo do recadastramento, vários eleitores ainda não regularizaram a situação. As alterações são necessárias para viabilizar um segundo turno.
Quem não fizer o cadastramento nas 22 cidades onde a convocação foi realizada não poderá votar este ano em prefeito e vereador. O título será cancelado e só após o segundo turno, em novembro, o cidadão poderá regularizar o registro no cartório eleitoral.
A Justiça Eleitoral quer implantar, até 2020, o sistema biométrico no processo eleitoral brasileiro para garantir a segurança. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.
Para realizar o recadastramento, o eleitor precisa levar um documento que comprove a residência no município em que será feita a coleta biométrica. Quem não realizar o recadastramento a tempo poderá ter restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, deixar de fazer matrículas em instituições de ensino, obter passaporte e assumir cargos públicos. O agendamento para o recadastramento biométrico pode ser feito no TRE do seu Estado.
Veja mais informações aqui no site TSE mais informações.