Embarquei sem saber se era vítima, diz irmão de último identificado em voo
Segundo José Ricardo Thé Maia, irmão da vítima, os familiares questionaram se aquela não era uma informação que a própria companhia aérea deveria saber. "A gente falou: 'Como assim? Não era para vocês terem confirmado a gente que ele estava no voo?'", lembrou o homem em conversa com jornalistas nessa segunda-feira (12).
© Reprodução
Brasil Voepass
EDUARDA ESTEVES E LORENA BARROS
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Parentes de Constantino Thé Maia, última vítima com nome divulgado no acidente aéreo que deixou 62 mortos em Vinhedo (SP), embarcaram para São Paulo, para onde os corpos foram levados, sem saber se o homem estava entre os passageiros.
Após o acidente, Voepass ligou para esposa de Constantino e perguntou se ele tinha feito check-in no voo. Segundo José Ricardo Thé Maia, irmão da vítima, os familiares questionaram se aquela não era uma informação que a própria companhia aérea deveria saber. "A gente falou: 'Como assim? Não era para vocês terem confirmado a gente que ele estava no voo?'", lembrou o homem em conversa com jornalistas nessa segunda-feira (12).
Mesmo sem confirmar a morte, Voepass pediu que familiares dele fossem até São Paulo. O homem tinha embarcado do Rio Grande do Norte, onde morava, ao Paraná para participar de uma convenção a trabalho. Além dele, outras oito pessoas da mesma empresa morreram no acidente aéreo.
Morte de Constantino só foi confirmada no sábado, quando irmão dele já estava na capital. Em nota, a Voepass afirmou que "uma questão técnica relacionada às validações de check-in" foi o que causou o erro de contagem em relação ao passageiro.
"Embarquei de Natal para São Paulo, sem saber se meu irmão era uma das vítimas, sem uma confirmação concreta. Quando eu cheguei aqui, no sábado, às 8 horas, no hotel, foi que eles disseram: 'Atualizou [a lista] e seu irmão estava entre as vítimas'. Aquele fio de esperança foi embora", disse José Ricardo Thé Maia, irmão de vítima de acidente aéreo em Vinhedo (SP).
Demora na identificação causou angústia entre parentes. Segundo José Ricardo, os filhos de Constantino chegaram a questionar se ele não tinha deixado de embarcar no avião de última hora, mesmo com a vítima tendo confirmado anteriormente em qual voo ele estava.
Família esperava Constantino para comemorar aniversário do irmão. José Ricardo contou que o acidente ocorreu no dia do próprio aniversário, e que ele iria buscar o representante de vendas no aeroporto de Natal ainda na sexta, para uma comemoração em família.
Irmão espera relatório sobre a queda para entender o que aconteceu. Ao UOL, Jairo Thé Maia, outro irmão de Constantino, afirmou que não vai considerar o caso um acidente se ficar comprovado que houve falta de manutenção na aeronave.
"Se o relatório disser que foi um acidente por causa de gelo na asa ou algo assim, fico muito tranquilo. Porém, se o relatório disser que foi uma sequência de erros e nesse erro está a falta de manutenção, não vou considerar isso um acidente", disse Jairo Thé Maia, irmão de Constantino.
"MEU IRMÃO ERA FANTÁSTICO"
Segundo os familiares, Constantino ajudava financeiramente de parte da família. Além de empregar os irmãos na própria empresa, ele assumiu as contas da mãe quando o pai morreu.
O representante comercial deixa dois filhos. Um deles tem 10 anos, e o outro 17.
"No primeiro dia, a gente já foi no IML, demos todas as informações, todos os cadastros e agora temos que aguardar. Já estamos aqui aguardando há dois dias sem expectativa", disse José Ricardo Thé Maia, irmão de vítima de acidente aéreo em Vinhedo (SP).
*
LISTA DE PASSAGEIROS
Adriana Santos
Adriano Daluca Bueno
Adrielle Costa
Alipio Santos Neto
Ana Caroline Redivo
Andre Michel
Antonio Deoclides Zini Junior
Arianne Risso
Constantino Thé Maia
Daniela Schulz Fodra
Denilda Acordi
Deonir Secco
Diogo Avila
Edilson Hobold
Eliane Andrade Freire
Gracinda Marina Castelo da Silva
Hadassa Maria da Silva
Hiales Carpine Fodra
Isabella Santana Pozzuoli
Jose Carlos Copetti
José Cloves Arruda
José Roberto Leonel Ferreira
Josgleidys Gonzalez
Joslan Perez
Kharine Gavlik Pessoa Zini
Laiana Vasatta
Leonardo Henrique da Silva
Liz Ibba Do Santos
Lucas Felipe Costa Camargo
Luciani Cavalcanti
Luciano Trindade Alves
Maria Auxiliadora Vaz De Arruda
Maria Parra
Maria Valdete Bartnik
Mariana Belim
Mauro Bedin
Mauro Sguarizi
Miguel Arcanjo Rodrigues Junior
Nelvio José Hubner
Paulo Alves
Pedro Gusson do Nascimento
Rafael Alves
Rafael Fernando dos Santos
Raphael Bohne
Raquel Ribeiro Moreira
Regiclaudio Freitas
Renato Bartnik
Renato Lima
Ronaldo Cavaliere
Rosana Santos Xavier
Rosangela Maria De Oliveira
Rosangela Souza
Sarah Sella Langer
Silvia Cristina Osaki
Simone Mirian Rizental
Thiago Almeida Paula
Tiago Azevedo
Wlisses OliveiraLISTA DE TRIPULANTES
Danilo Santos Romano, 35 anos.
Debora Soper Avila, 28 anos
Humberto de Campos Alencar e Silva, 61 anos
Rubia Silva de Lima, 41 anos