Meteorologia

  • 03 DEZEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Inmet emite alerta de tempestade e granizo para 13 estados e DF

Centro-sul do país está em alerta amarelo para chuvas intensas

Inmet emite alerta de tempestade e granizo para 13 estados e DF
Notícias ao Minuto Brasil

19:15 - 23/10/24 por Folhapress

Brasil Clima

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alertas para tempestades e chuvas intensas, que devem atingir treze estados e o Distrito Federal até a manhã de sexta-feira (25).

 

Centro-sul do país está em alerta amarelo para chuvas intensas. Os acumulados devem variar de 20 e 30 mm por hora e os ventos devem ser de baixa intensidade, entre 40 e 60 km/h. O aviso é válido até às 9h de amanhã em Rondônia, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além de algumas cidades no sul do Tocantins.

Região Sul deve enfrentar granizo e ventos de até 100 km/h. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul estão em alerta laranja para tempestades até 12h de sexta-feira (25). O acumulado de chuva pode chegar a 100 mm por dia e as rajadas de vento devem variar entre 60 e 100 km/h, causando risco de alagamentos, corte de energia, queda de árvores e estragos em plantações.

Regiões Metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro estão em alerta amarelo para tempestade até 10h de sexta-feira (25). A previsão é de acumulados de até 50 mm por dia, ventos intensos e queda de granizo.

Enel diz que atuará com reforço de equipe nos atendimentos de São Paulo. "Fortes chuvas e rajadas de vento estão previstas para os próximos dias. Continuamos atuando com reforço de equipes em campo e em nossos canais de atendimento", afirmou a concessionária de energia nesta quarta-feira (23).

Durante as tempestades, Inmet recomenda que a população, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Campo obrigatório