Meteorologia

  • 03 DEZEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Hospital das Clínicas oferece atendimento gratuito para detecção do câncer de pele

A ação acontecerá no sábado (7), das 9h às 15h, no bairro Cerqueira César

Hospital das Clínicas oferece atendimento gratuito para detecção do câncer de pele

Shutterstock

Notícias ao Minuto Brasil

03/12/24 08:36 ‧ Há 8 Horas por Folhapress

Brasil HOSPITAL-CLÍNICAS

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) vai oferecer atendimento gratuito para detecção precoce do câncer de pele, tipo mais comum no Brasil. A ação acontecerá no sábado (7), das 9h às 15h, no bairro Cerqueira César.

 

Dermatologistas da instituição vão atender até 500 pessoas no prédio dos ambulatórios para realizar consultas e esclarecer dúvidas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer e demais doenças de pele.

No dia, poderão ser atendidas pessoas de todas as idades, mas o foco são aquelas com fatores de risco, como pele clara, histórico de queimaduras solares, histórico familiar de câncer de pele ou exposição prolongada ao sol. Não é necessário fazer agendamento.

"Devem procurar o hospital para avaliação clínica pessoas com múltiplas pintas, manchas escuras que mudam de cor e formato, feridas que não cicatrizam ou que representam lesões pigmentadas nas palmas das mãos e plantas dos pés", diz em comunicado Nelson Marcos Ferrari, chefe de cirurgia dermatológica e responsável pelo atendimento.

A ação integra a Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele, promovendo o Dezembro Laranja, mês de conscientização sobre os riscos da exposição solar e a relevância do diagnóstico precoce.

CÂNCER DE PELE

O câncer de pele se divide em dois tipos principais: não melanoma, mais comum e menos agressivo, e melanoma, menos frequente, porém mais grave. A detecção precoce é crucial para um tratamento eficaz e a redução de complicações.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil deverá encerrar cada ano, até 2025, com 220.490 casos novos de câncer de pele não melanoma -101.920 em homens e 118.570 em mulheres.

Para o câncer de pele melanoma -que tem o pior prognóstico e o mais alto índice de mortalidade-, são estimados para o mesmo período 8.980 novas casos, sendo 4.640 em homens e 4.340 no público feminino.

Manchas que coçam, descamativas ou que sangram; pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; e feridas que não cicatrizam em quatro semanas.

O câncer de pele ocorre principalmente nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol -rosto, pescoço e orelhas.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia e a American Cancer Society defendem a regra do ABCDE para identificar os sinais sugestivos do melanoma:

- Assimetria: uma metade de uma pinta é diferente da outra;
- Bordas irregulares: contorno mal definido;
- Cor variável: presença de várias cores em uma mesma lesão (preta, castanha, avermelhada);
- Diâmetro: maior que 6 milímetros;
- Evolução: mudanças anormais em pouco tempo (tamanho, forma ou cor).

Campo obrigatório