Nova modalidade de golpe telefônico causa dor de cabeça aos bancos
Os golpistas fazem contato telefônico com clientes e se passam por atendentes de instituições bancárias
© DR
Brasil Estelionato
Um nova modalidade de golpe tem causado transtorno aos brasileiros.
Com a modernização das centrais telefônicas, quadrilhas equipadas transformaram o roubo de dados por telefone num esquema profissional.
Segundo informações do Extra, os golpistas fazem contato telefônico com clientes e se passam por atendentes de instituições bancárias. Durante a conversa, dizem que a conta ou o cartão foram bloqueados e solicitam confirmações de dados pessoais, tais como CPF, número da conta-corrente e data de nascimento.
Após entregar as informações, os bandidos transferem o cliente para um suposto atendimento eletrônico, o que faz o correntista pensar que realmente recebeu uma chamada do banco.
De acordo com a polícia, as novas táticas exigem cuidado redobrado. Com a sofisticação dos golpes, alertam especialistas do ramo financeiro, os correntistas devem estar ainda mais atentos para não fornecerem dados como senha ou token por telefone ou e-mail.
"Realmente, as fraudes estão cada vez mais sofisticadas. São quadrilhas especializadas que investem dinheiro no golpe e, muitas vezes, conseguem o que querem. É preciso estar sempre alerta a este tipo de ligação, mas também a contatos suspeitos por e-mail. A dica é sempre desconfiar de qualquer abordagem e jamais informar dados bancários. Os bancos não fazem este tipo de contato por telefone ou e-mail", alertou o advogado especialista em fraude eletrônica David Rechulski.