Cavalos vão parar de puxar charretes em ilha turística no Rio
Serviço deixa de ser feito pelos equinos e passa a funcionar com carros elétricos
© Reuters
Brasil Defesa
Quem for à Ilha de Paquetá, no Rio, a partir desta quinta-feira (19), não verá em circulação as tradicionais charretes puxadas por cavalos, que, no sábado (21), serão substituídas por carros elétricos entregues aos charreteiros pela prefeitura.
De acordo com a reportagem de Márcio Menasce para O Globo, a aposentadoria dos equinos foi negociada por dois anos com grupos contra e a favor da mudança. A decisão saiu após acordo entre os charreteiros e a Comissão de Proteção aos Direitos dos Animais da OAB-RJ.
Mas apesar da definição, alguns moradores do bairro não aprovaram a circulação dos carros elétricos, que serão 17, e prometem protestar contra a medida. Os veículos foram comprados por aproximadamente R$ 1 milhão.
Em paralelo, o grupo favorável e a OAB-RJ alegaram que os cavalos eram maltratados e viviam em condições desleais, sem alimentação adequada e atendimento veterinário.
Ainda de acordo com a reportagem, há um movimento parecido na cidade imperial de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, pelo fim do trabalho animal no setor turístico.