Meteorologia

  • 25 DEZEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

86% das mulheres brasileiras sofre assédio em público, diz pesquisa

Metade das mulheres entrevistadas no Brasil disse que já foi seguida nas ruas e 44% tiveram seus corpos tocados

86% das mulheres brasileiras sofre assédio em público, diz pesquisa
Notícias ao Minuto Brasil

15:10 - 26/05/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Violência

Uma recente pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (20) pela ActionAid, organização internacional de combate à pobreza, mostrou que 86% das mulheres brasileiras já sofreram assédio em público em suas cidades. Na pesquisa foram ouvidas 503 mulheres de todas as regiões do país.

Segundo o portal R7, dentre as pesquisadas, todas as estudantes afirmaram que já foram assediadas em suas cidades. A pesquisa considerou assédio como atos indesejados, ameaçadores e agressivos contra as mulheres, que podem ser abusos verbais, físicos, sexuais e emocionais.

Metade das mulheres entrevistadas no Brasil disse que já foi seguida nas ruas, 44% tiveram seus corpos tocados, 37% disseram que homens se exibiram para elas e 8% foram estupradas em espaços públicos.

“É quase uma exceção raríssima que uma mulher não tenha sofrido assédio em um espaço público. É muito preocupante. Os dados são impressionantes se pensarmos que a metade das mulheres diz que foi seguida nas ruas, metade diz que teve o corpo tocado”, diz a representante da ONU Mulheres, Nadine Gasman.

Para Nadine, os dados são o reflexo da evidente desigualdade entre homens e mulheres na sociedade. “É uma questão de gênero, de entender que na sociedade, qualquer que seja, as mulheres não são consideradas iguais aos homens. A ideia é que a mulher está subordinada no lar, na casa, no trabalho. Para os homens, os corpos e as vidas das mulheres são uma propriedade, está para ser olhada, tocada, estuprada”, disse.

Uma das saídas apontadas pela representante da ONU é a implementação de políticas públicas que garantam a segurança da mulher em espaços públicos, como a iluminação adequada das ruas.

Resultado por Regiões

A região Centro-Oeste é onde as mulheres mais sofrem assédio nas ruas, com o total de 92% das entrevistadas, seguida pela Região Norte com 88%, Nordeste e Sudeste com 86% e Sul com 85%.

O levantamento mostra que o assédio em espaços públicos é um problema global. Na Tailândia, por exemplo, também 86% das mulheres entrevistadas sofreram assédio, 79% na Índia, e 75% na Inglaterra já vivenciaram o mesmo problema.

A pesquisa foi feita pelo Instituto YouGov no Brasil, na Índia, na Tailândia e no Reino Unido e ouviu 2.500 mulheres com idade acima de 16 anos nas principais cidades destes quatro países.

Campo obrigatório