Meteorologia

  • 19 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

PM do Rio suspende férias para reforçar policiamento na Olimpíada

Polícia miliar contará com efetivo de mais de 13 mil agentes nas ruas durante os Jogos

PM do Rio suspende férias para reforçar 
policiamento na Olimpíada
Notícias ao Minuto Brasil

21:54 - 01/08/16 por Folhapress

Brasil Rio

Durante a Olimpíada, a Polícia Militar do Rio terá 13.917 policiais por dia nas ruas.

Para isso, a corporação suspendeu férias, utilizará recrutas recém-formados e colocará no patrulhamento PMs que cuidavam apenas do serviço burocrático e administrativo dos batalhões.

O anúncio foi feito nesta segunda (1º) pelo comandante da corporação, o coronel Edison Duarte.

O esquema montado prevê que os praças (soldados, cabos e sargentos) tirem plantões de 12h e descansem outras 24h. Já os oficiais, tenentes, majores e coronéis, que ocuparão cargos de chefia terão a mesma carga de trabalho mas com dois dias de descanso.

Com este efetivo nas ruas, a PM patrulhará com motos o túnel Rebouças, que liga a zona sul à norte da cidade, além de haver reforço no policiamento nos terminais de transporte público, áreas de interesse turístico, como o Pão de Açúcar, vias expressas e os chamados "live sites" (Boulevard Olímpico, no Centro da cidade, Parque Madureira, na zona norte, e Centro Esportivo Miécimo da Silva, na zona oeste).

As responsabilidades dos Jogos são compartilhadas e foram definidas ao longo de 2015, produzindo o Plano Integrado de Segurança e Ordenamento Urbano, que apresenta a matriz de atribuições dos órgãos envolvidos na Segurança e Defesa. Nossa responsabilidade é fazer o policiamento no perímetro externo imediato das instalações. O planejamento e a integração entre as agências vêm sendo aplicado nos eventos-teste", explicou o comandante-geral da Polícia Militar do Rio, coronel Edison Duarte.

As UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) receberão com este reforço 634 policiais. A assessoria da PM nega que este reforço signifique retirar policiamento de outras cidades da região metropolitana do Rio.

"Todo o policiamento ordinário dos batalhões será mantido e reforçado com este efetivo extraordinário", informou a nota da PM do Rio. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório