Morrem 50 pessoas por desnutrição no Amazonas, aponta FVS
Foram 56 casos entre o período de janeiro a junho deste o que representa um aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2015
© PixaBay
Brasil Vigilância
Os casos de morte por desnutrição no Amazonas aumentaram. É o que mostram dados divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Foram 56 casos entre o período de janeiro a junho deste o que representa um aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2015.
No ano passado, foram constatados 49 casos de morte por desnutrição. O diretor presidente Bernardino Albuquerque afirma que o poder aquisitivo da população está diretamente ligado ao aumento dos casos.
"No geral temos principalmente a questão da diminuição do poder aquisitivo, da pobreza. São fatores macros que estão relacionados a isso", comentou.
A nutricionista Celme Barroncas falou sobre a importância do atendimento médico nestes casos.
"O atendimento médico é fundamental. É necessário avaliar através de exames bioquímicos, para ver onde está a deficiência. Às vezes é uma desnutrição só de proteína, então ele precisa ser avaliado. Às vezes, por causa de uma simples gripe a pessoa acaba desenvolvendo uma pneumonia que pode levar a morte", disse.
O perído de recuperação varia de pessoa para pessoa, segundo Celme. Nos casos de restrição alimentar, um paciente adulto pode não aceitar o tratamento, enquanto nos casos das a aceitação é maior. O grau de desnutrição, entretanto, pode influenciar no tempo de recuperação, que varia de um a três meses, de acordo com informações do G1.
A nutricionista afirmou ainda que os casos de desnutrição independem da idade.