Meteorologia

  • 23 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Em nova polêmica, 'Aquarius' recebe classificação de 18 anos

Distribuidora havia requerido permissão de exibição para maiores de 16 anos

Em nova polêmica, 'Aquarius' recebe classificação de 18 anos
Notícias ao Minuto Brasil

16:42 - 23/08/16 por Folhapress

Brasil Justiça

O Ministério da Justiça determinou a classificação indicativa de 18 anos para "Aquarius", filme dirigido por Kleber Mendonça Filho, sob a alegação de conter cenas relacionadas a "drogas" e a "sexo explícito".

O comunicado foi publicado no "Diário Oficial" desta segunda-feira (22), indeferindo um pedido de reconsideração da distribuidora Vitrine Filmes, que requisitava exibições para maiores de 16 anos.

A decisão surpreendeu parte da comunidade cinematográfica, após produções como "Boi Neon", de Gabriel Mascaro, e "Tatuagem", de Hilton Lacerda, ambos com teor sexual muito mais forte do que o de "Aquarius", terem estreado nos cinemas com uma classificação indicativa de 16 anos.

No Facebook, Mendonça Filho se manifestou sobre o assunto, dizendo em tom jocoso que "alguém no governo" estaria "fortalecendo o marketing" do filme. Em seguida, ele postou uma imagem do filme "Superbad", em que o personagem Fogell (ou McLovin) utiliza uma carta de motorista falsa.

O filme, que estreia em 1º de setembro, já foi alvo de outras polêmicas, a começar pelo protesto de parte de sua equipe, durante a participação em Cannes, onde foi aclamado. O elenco criticou o processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, o que consideram se tratar de um golpe.

Em outra ocasião, o longa retornou aos holofotes quando o Marcos Petrucelli, crítico notório do diretor de "Aquarius", foi escolhido pelo governo para a comissão que vai determinar que filme brasileiro tentará uma vaga no Oscar. Com informações da Folhapress.

Leia também: Equipe de 'Aquarius' protesta contra impeachment em Cannes

Campo obrigatório