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ANS suspende venda de 23 planos de saúde por falhas de atendimento

Motivo da suspensão seria o desrespeito aos prazos de atendimento, pedidos de consultas e por outras queixas, como negativas indevidas de cobertura

ANS suspende venda de 23 planos de saúde 
por falhas de atendimento
Notícias ao Minuto Brasil

05:00 - 03/09/16 por Folhapress

Brasil Decisão

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) informou nesta sexta (2) que vai suspender a comercialização de 23 planos de saúde de 8 operadoras a partir do dia 9 de setembro.

O motivo seria o desrespeito aos prazos de atendimento, pedidos de consultas e por outras queixas, como negativas indevidas de cobertura. A agência informou que recebeu 13.571 reclamações no período de 1° de abril a 30 de junho deste ano.

Das oito operadoras com a proibição de comercialização, duas já haviam sofrido suspensão anteriormente. Entre as empresas estão: Salutar Saúde Seguradora S/A, Federação das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima e Unihosp Saúde S.A entre outras. A lista completa pode ser consultada no site da ANS.

Juntos, os planos de saúde suspensos possuem cerca de 167 mil beneficiários. Para esses clientes, a assistência será mantida. As operadoras que negarem indevidamente cobertura podem receber multa, que varia de R$ 80 mil a R$ 250 mil.

A agência informou ainda que se as operadoras de saúde melhorarem o serviço prestado e tiverem redução do número de reclamações, elas poderão ter a comercialização liberada no próximo ciclo, daqui a três meses.

"Trata-se de um mecanismo que gera efetividade no mercado, uma vez que tem como foco a melhoria dos serviços prestados aos consumidores, além de conferir transparência e a ampliar a capacidade de escolha no ato da aquisição do plano de saúde", destaca a diretora de Normas e Habilitação dos Produtos, Karla Santa Cruz Coelho.

A ANS também informou que está permitindo a reativação de 34 planos de saúde de oito operadoras que estavam com a comercialização até então suspensa. Segundo a agência, eles teriam comprovado que houve uma melhora no atendimento nos últimos três meses. Com informações da Folhapress.

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