Brasil já recebeu mais de 95 mil refugiados, diz Temer

O presidente Michel Temer participou de um encontro realizado pela pela ONU, nos Estados Unidos, sobre refugiados e migrantes

Brasil já recebeu mais de 95 mil refugiados, diz Temer

© Reuters

Notícias Ao Minuto
19/09/2016 14:45 ‧ há 8 anos por Notícias Ao Minuto

O presidente Michel Temer participou de um encontro realizado pela pela Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos, sobre refugiados e migrantes.

Segundo O Globo, o discurso de Temer, enfatizou a importância desta discussão e afirmou que o Brasil já recebeu mais de 95 mil refugiados de 79 países nos últimos anos, sendo de 85 mil haitianos após o terremoto de 2010 e 2.300 sírios. O presidente ainda disse que o Congresso está para aprovar uma nova lei de refugiados que facilita a imigração, para Temer, é importante "garantir direitos, e não criminalizar" as migrações, permitindo o acesso a empregos, serviços de educação e saúde.

"Estamos modernizando nossas práticas migratórias. No centro de nossas políticas, está o reconhecimento inescapável da dignidade de todos os migrantes , disse o presidente, lembrando ainda que a Olimpíada e a Paraolimpíada do Rio receberam, pela primeira vez, um grupo de atletas refugiados."

O pronunciamento desta manhã ocorreu antes da abertura oficial do evento nesta terça-feira dia (20). Tradicionalmente, o Brasil é o primeiro a discursar nos debates gerais das Nações Unidas. Também nesta terça, Temer participará da cúpula de líderes sobre refugiados, promovida pelo governo americano.

" Não podemos fechar os olhos para as causas profundas desses fenômenos. Somente a solução negociada de crises políticas e um desenvolvimento que seja para todos prevenirão o deslocamento forçado de grandes contingentes de pessoas "disse.

O presidente lembrou também, que em Paris na Segunda Guerra Mundial, o embaixador brasileiro Souza Dantas, concedeu centenas de vistos para perseguidos pelo nazismo.

O Brasil tem sido pressionado a receber mais sírios. Porém, segundo o fontes do governo, já existe um grande desafio com os haitianos, podendo dificultar a chegada de mais sírios.

Partilhe a notícia

Recomendados para você