Jovem acendeu cigarro em ônibus em chamas no DF e foto rodou o mundo
Fotógrafo Adriano Machado, da Reuters, flagrou o momento durante protesto contra a PEC do teto de gastos
© Adriano Machado / Reuters
Brasil Flagra
Uma fotografia que mostra um jovem acendendo um cigarro num ônibus incendiado durante um protesto contra a PEC do teto de gastos públicos em Brasília, na última terça-feira (13), está fazendo sucesso na internet.
O momento foi flagrado pelo fotógrafo Adriano Machado, 40 anos, da agência Reuters. O rapaz que aparece na imagem estava andando calmamente ao lado do veículo em chamas.
"Subi em direção à rodoviária, a polícia estava prendendo gente e eu fui atrás. Ouvi o barulho de uma explosão e corri. Eu vi manifestantes fugindo e vi o ônibus pegando fogo. De repente aparece o cara, tranquilamente indo para o ônibus pegando fogo. Ele arrancou a carteira de cigarro e eu não acreditei que ele ia acender no ônibus. Não acreditei", disse Machado, em entrevista ao UOL.
Ele afirma que o jovem não parecia participar da manifestação. Não era daquela turma que estava quebrando tudo, de máscara. Ele não me viu. Eu estava a 50 metros dele e estava muito quente por causa das chamas. Mas ele acendeu (o cigarro), botou na boca e foi embora na maior calma", contou.
A imagem impactante foi escolhida pela Reuters como uma das 13 melhores imagens do dia e também foi publicada na página de Facebook da agência. A imagem teve mais de 4,6 mil curtidas, e muitos internautas fizeram um paralelo com a situação atual do país. "Sobre 2016, amiga... Essa imagem define", escreveu uma usuária a uma colega.
LEIA TAMBÉM: Decreto de Temer altera Prêmio Direitos Humanos